Quarta, 24 de abril de 2019

Oficina de Pesquisa Revelando Acervos

No dia 11 de abril, o Centro de Documentação Alexandre Eulalio recebeu alunos ingressantes da graduação do IEL para uma oficina sobre pesquisa e consulta na base de dados do CEDAE.

Guiados pelo profissional em organização de arquivos Cristiano Diniz, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a área de guarda dos documentos do centro e aprenderam também como acessar e consultar a base de dados Pesquisarqh e a Plataforma de Documentos Sonoros.

Durante a visita, os alunos puderam aprender, de forma geral, as diferenças entre uma biblioteca, uma biblioteca de obras raras e um centro de documentação e a importância de se ter cuidado com o manuseio de documentos históricos e culturais como os que estão no acervo do CEDAE.

O feedback da oficina foi muito positivo e os alunos ficaram interessados em voltar mais vezes para conhecer os acervos do centro, como os dos fundos Monteiro Lobato, Oswald de Andrade e Hilda Hilst.

A oficina Revelando Acervos foi um dos eventos que o CEDAE promoveu durante a Calourada, um conjunto de eventos para recepcionar os alunos ingressantes do Instituto de Estudos da Linguagem.