O acesso à Sala de Consulta requer a prévia
identificação do usuário mediante a apresentação de documento de
identificação (Registro de Identidade, para cidadãos brasileiros
e Passaporte, para estrangeiros), para que seja realizado o seu
cadastro.
Os funcionários do Setor de Atendimento são
responsáveis por receber e orientar os usuários em suas
consultas, além de assegurar o cumprimento do regimento e das
normas do Centro.
O usuário deverá dirigir-se ao responsável pelo
Setor de Atendimento para qualquer consulta sobre a documentação.
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Os instrumentos de descrição são de livre acesso e
estão disponíveis aos usuários, independentemente do suporte.
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No caso de pesquisas mais prolongadas, o usuário
terá direito à reserva de materiais relativos à sua pesquisa pelo
prazo de até uma semana.
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Ao concluir sua consulta, o usuário deverá devolver
os documentos pessoalmente ao responsável pelo Setor de
Atendimento. Nenhum usuário poderá sair da Sala sem ter cumprido
este trâmite.
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A sala de pesquisa é regida por normas internas,
afixadas na sala e disponíveis no Setor de Atendimento.
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Bolsas, mochilas, casacos etc devem ser guardados
nos guarda-volumes da Sala de Atendimento.
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É proibida a entrada de objetos que possam afetar a
integridade dos documentos consultados, e de qualquer tipo de
bebida ou comida.
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Só é permitido o acesso à sala com os objetos
necessários às anotações de consulta (lápis/lapiseira, papel e
borracha).
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Telefones celulares devem ser desligados ou
mantidos no modo silencioso, além de serem guardados no
guarda-volumes.
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O uso de computadores pessoais, tablets, telefones
celulares etc. requer a autorização do funcionário do Setor de
Atendimento.
A solicitação de documentos deve ser feita
através da Ficha de Solicitação de Documentos, que deve ser
preenchida de forma legível.
Cópias microfilmadas ou digitalizadas terão
acesso prioritário.
Documentos digitalizados serão disponibilizados
em terminais do próprio Centro.
Os documentos serão entregues um de cada vez, de
acordo com a sua tipologia.
Os documentos consultados, sob hipótese alguma,
poderão ser retirados da sala de trabalho.
O usuário não poderá alterar a ordenação
conferida aos documentos.
Não é permitido incluir marcas ou objetos entre
os documentos.
Durante as consultas, o usuário será responsável
pela preservação da integridade dos documentos, respondendo por
eventuais danos ao patrimônio público.
O guarda volumes está à disposição dos usuários, que devem
obrigatoriamente guardar seus pertences. As chaves devem ser
solicitadas ao responsável pelo Setor de Atendimento e devolvidas
ao final da consulta.
Os espaços de consulta são constituídos de duas salas: a de
consulta geral, onde é realizada a pesquisa de documentos em papel,
fotografias e microformas e a sala de consulta de documentos
sonoros e audiovisuais.
Nelas, o usuário dispõe de:
Instrumentos de pesquisa (guias, inventários, índices,
catálogos etc), sob a forma de listagens e fichários ou de bases de
dados.
Biblioteca de referência, composta por livros, periódicos,
obras de referência, catálogos etc.
Equipamentos de informática, leitoras digitalizadoras de
microformas, aparelho de televisão e home-theater.
Para uma consulta em melhores condições de conservação e
de legibilidade são disponibilizadas lupas, luvas, fones de ouvido
e máscaras.
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