Quinta, 11 de abril de 2019

CEDAE 35 anos

No dia 04 de abril, o CEDAE promoveu a mesa Espaços da Literatura Popular em comemoração aos 35 anos do centro. O evento, que se realizou no Anfiteatro do IEL, teve a participação de docentes, discentes e funcionários do instituto e teve como objetivos apresentar para a comunidade do instituto parte do acervo do CEDAE e discutir sobre literatura de cordel e literatura marginal.

A mesa foi moderada pelo Prof. Dr. Pablo Picasso Feliciano de Faria e contou com as seguintes falas:

A Coleção Literatura de Cordel do CEDAE – Bibliotecária Lígia Belém.

Fora do cânone: a Literatura de Cordel como tema de pesquisa – Prof.ª Dr.ª Márcia Abreu.

A literatura de cordel e a ausência das culturas populares no ensino de literatura brasileira – Maria Vitória Grisi, mestranda em Teoria e História Literária.

Moral conservadora, crítica social e imaginação poética em algumas canções de Rap – Prof. Dr. Marcos Lopes.

O dia em que o morro descer... A Literatura Marginal como meio de transocialização entre os espaços do saber. – Léo Memphis, graduando em Letras.

Após as apresentações, a plateia pôde fazer perguntas e debater um pouco mais sobre os assuntos contemplados pelas falas dos componentes da mesa.

O vídeo do evento foi transmitido ao vivo pelo canal do IEL no YouTube e encontra-se disponível na íntegra.