Segunda, 12 de dezembro de 2016

Acervo do prof. João Luiz Lafetá chega ao CEDAE

Nascido em Montes Claros em 1946 e falecido em São Paulo em 1996, João Luiz Lafetá graduou-se em Letras pela Universidade de Brasília em 1968, e, em 1969 ingressou na pós-graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada na USP, onde foi aluno dos professores Antonio Candido, Paulo Emílio Salles Gomes, Ruy Coelho e Gilda de Mello e Souza entre outros.

Sob a orientação do professor Antonio Candido, concluiu seu mestrado com dissertação sobre a crítica e o Modernismo, obtendo o título de doutor com tese sobre a lírica de Mário de Andrade, em 1980.

Foi professor de Teoria Literária na UNICAMP entre os anos de 1975 e 1979 e professor de Teoria Literária e Literatura Comparada na USP de 1978 a 1996. Foi também professor visitante de Literatura Brasileira no Lateinamerika, Instituto da Universidade Livre de Berlim (1990-1991).

Convidado pelo professor Antonio Candido para integrar a equipe inicial de Teoria Literária do IEL (1975), o professor Lafetá foi um dos responsáveis pela concepção dos currículos de Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Teoria Literária do curso de Letras na Unicamp.

Entre seus documentos destacam-se os estudos sobre literatura brasileira, em especial aqueles dedicados à obra crítica e poética de Mário de Andrade, os ensaios sobre a poesia de Ferreira Gullar, sobre os romances de Graciliano Ramos e sobre os contos de Rubem Fonseca e Autran Dourado, além de Carlos Drummond de Andrade e Cyro dos Anjos.

Também integram o fundo fotografias, discos, documentos pessoais etc., além da biblioteca do professor

A doação, intermediada pelo Prof. Dr. Antonio Arnoni Prado, foi realizada pelos familiares do professor Lafetá.