Sexta, 12 de fevereiro de 2016

CEDAE encerra participação na 14ª edição do Programa Ciência & Arte

Durante o mês de janeiro, o CEDAE recebeu os estudantes de ensino médio de Campinas, Matheus Trindade de Brito e Robson Jorge da Fonseca, selecionados pelo Programa Ciência & Arte para um estágio durante as férias de verão.

O projeto teve como escopo a conservação e a digitalização de um conjunto de livros da biblioteca do engenheiro, arquiteto, artista plástico, escritor e animador cultural, Flávio de Carvalho.

O objetivo principal das atividades foi o de eliminar as causas de degradação às quais os documentos estão expostos, bem como o de estabilizar o processo de deterioração dos mesmos, preservando-os para a posteridade.

Assim, foram realizados procedimentos de conservação preventiva e de restauro, como: a higienização mecânica, a remoção de materiais causadores de deterioração, a execução de pequenos reparos, a confecção de jaquetas de poliéster e a guarda definitiva, em nossa Reserva Técnica.

Ao final do processo de conservação, o conjunto de livros passou pelo processo de digitalização, com vistas à diminuição do manuseio do material original através da disseminação do acesso à sua versão digital.

As atividades foram desenvolvidas sob a orientação da conservadora do CEDAE, Maria Valéria Barbosa, do analista de sistemas, Bruno Silvério de Freitas, e da estagiária, Beatriz Moralez Ceglys.

A cerimônia de encerramento do programa contou com a participação do estudante, Robson, como orador desta edição.