Sexta, 07 de dezembro de 2018Arquivista do CEDAE participou da I Semana Discurso e Arquivo no IEL
A I Semana Discurso e Arquivo foi organizada pelo DARQ – Grupo de Pesquisas Discurso e Arquivo, vinculado ao Centro de Pesquisa PoEHMaS do IEL.
Com o objetivo de refletir sobre a “discursividade da língua na materialidade do arquivo” (como propôs Michel Pêcheux) e sobre os sentidos de arquivo em diversas abordagens teóricas, foram organizadas cinco mesas de debate entre os dias 27 e 30 de novembro no IEL.
O arquivista Cristiano Diniz participou da mesa “Arquivo e memória” no dia 29, ao lado do professor Sirio Possenti (Departamento de Linguística do IEL), Marli Marcondes (Centro de Memória / UNICAMP), Marie-Lou Lèry-Lachaume (Doutoranda em Linguística no IEL) e de Bruno Caetano (graduando em Linguística e membro do DARQ).
Cristiano falou brevemente sobre o debate em torno dos arquivos pessoais existente na teoria arquivística e apresentou a abordagem contextual de arquivos pessoais, elaborada pela professora da USP Ana Maria Camargo, destacando as diferenças desse método de tratamento documental com outros existentes na Arquivologia. |
|
|