Terça, 13 de novembro de 2018CEDAE recebe o acervo de Francisco Escobar
Francisco Escobar nasceu em Jaguari, município de Camanducaia, sul de Minas, em 08 de dezembro de 1865, filho de Bento Gomes Escobar e Florinda Pinto Pedroso.
Advogado, administrador, intelectual, músico e político mineiro, foi prefeito de São José do Rio Pardo, SP, onde se tornou amigo de Euclides da Cunha. Também foi prefeito de Poços de Caldas, MG, entre 1909 a 1918, na ocasião, foi nomeado pelo presidente Wenceslau Braz. Seu último cargo público foi o de senador pelo estado de Minas Gerais, interrompido com sua morte em 30 de dezembro de 1924.
O conjunto documental é constituído de vasta correspondência entre o titular e sua esposa, Francisca Musa Escobar, familiares e amigos; cartas trocadas com políticos, intelectuais, escritores, se destacando, o conjunto estabelecido com Euclides da Cunha, que se estendeu entre 1898 e 1919; há também, documentos pessoais, manuscritos, apontamentos, partituras, livros, periódicos, fotografias, documentos relativos à sua atuação profissional e política e um grande volume de documentos pertencentes a diversos membros da família Escobar.
A equipe técnica do Cedae realizou, até o momento, a listagem preliminar do conjunto documental, a higienização mecânica de todos os documentos, bem como seu acondicionamento em pastas de papel neutro, caixa e pasta polionda. |
|
|