Quinta, 27 de novembro de 2014Literatura de Cordel é disponibilizada para pesquisa
A coleção “Literatura de Cordel” está entre as três maiores do país e do mundo, juntamente com as da Fundação Joaquim Nabuco (Recife) e Casa de Rui Barbosa (Rio de Janeiro), sendo resultante de um pedido feito em 1969 pelo Professor Soul Biderman à Fundação Ford, para a obtenção de financiamento a uma equipe de pesquisadores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília.
Na ocasião, além do professor Biderman e sua esposa, Ana Marisa Camargo Biderman, faziam parte do grupo de pesquisa que visitou os centros produtores de Literatura de Cordel nos estados da Bahia, Pernambuco, Ceará e Paraíba, os professores Ataliba Teixeira de Castilho, Célia Maria Morais de Castilho e Oswald Elias Xidieh. Neste percurso, os pesquisadores tiveram a oportunidade de visitar os lugares de venda, adquirir os folhetos e realizar entrevistas, sendo que dessa coleta resultou a coleção do CEDAE, ampliada posteriormente por doações como as realizadas pelo antropólogo Mauro Barbosa de Almeida, por intermédio da professora Márcia Abreu, e pelo artista plástico Jacob Rissin.
A Coleção conta com títulos produzidos por alguns dos mais importantes cordelistas do país, como João Martins de Athayde, João Melquíades Ferreira da Silva, José Camelo de Melo Resende, Leandro Gomes de Barros, Manoel Camilo dos Santos, Severino Milanês da Silva, Silvino Pirauá de Lima, Caetano Cosme da Silva, João Ferreira de Lima, José Pacheco, Manoel Pereira Sobrinho, Minelvino Francisco da Silva, Raimundo Santa Helena, Rodolfo Coelho Cavalcante entre outros.
Os 4572 títulos que compõem o conjunto foram integralmente conservados, digitalizados e a descrição arquivística dos folhetos pode ser acessada em: http://www.unicamp.br/sahu/index.html. |
|
|