Ops, detectamos que seu navegador está com o Javascript desabilitado!
Informamos que nosso website possui recursos que utilizam a tecnologia javascript para que você tenha uma ótima experiência e navegação.

Por favor, ative seu javascript antes de continuar sua navegação.

Mapa do Site

CEDAE Alexandre Eulalio

Fundo

CYRO PIMENTEL

Área de identificação
Código de Referência BR UNICAMP IEL/CEDAE CMP
Título Cyro Pimentel
Data 1930 - 2007
Nível de Descrição Fundo
Dimensão e Suporte 6 metros lineares (aproximadamente)
Área de contextualização
Nome do Produtor PIMENTEL, Cyro de Mello
História Administrativa/Biografia

Cyro de Mello Pimentel nasce em São Paulo no dia 22 de outubro de 1926. Filho de Diógenes de Mello Pimentel e de Maria Aparecida Barros Pimentel.

Faz os estudos primários no Grupo Escolar São Paulo e os secundários no Ginásio Anchieta, ambos na cidade natal.

Em 1943, matricula-se na Escola Técnica de Comércio “Carlos de Carvalho”, diplomando-se contador.

Inicia sua carreia profissional trabalhando no comércio. Torna-se funcionário do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo, chegando ao cargo de Diretor da Divisão de Finanças, onde permanece até sua aposentaria em 1985.

Em 1948, estreia na literatura com o livro “Poemas”, lançado pelo Clube de Poesia de São Paulo.

No ano seguinte, participa da Primeira Semana dos “Novíssimos”, no Clube dos Artistas de São Paulo, ao lado de Hilda Hilst, Radha Abramo, Décio Pignatari, Paulo Vanzollini, Reynaldo Bairão, entre outros.

Em 1976, em conjunto com Domingos Carvalho da Silva e Afrânio Zuccolotto, funda a “Revista de Poesia e Crítica”.

Publica apenas mais quatro títulos de poesia, todos pelo Clube de Poesia de São Paulo: “Espelho de cinzas” (1952), “Signo terrestre” (1956), “Árvore nupcial” (1966) e “Poemas atonais” (1979), com este último, recebeu o Prêmio Pen Clube de São Paulo.

Em 1985, lança uma antologia com seus cinco livros: “Paisagem Céltica”, editado por Roswitha Kempf Editores.

No ano seguinte, é eleito para a Academia Paulista de Letras. Colaborou com vários periódicos, entre eles, “Letras e Artes” e “Revista da Semana”, ambos do Rio de Janeiro; o “Caiçara”, de Marília, interior de São Paulo; “O Estado de São Paulo” e “Revista Branca”, de São Paulo.

Falece no dia 7 de fevereiro de 2008.

Fontes:

(i) Disponível em: http://www.academiapaulistadeletras.org.br/acad%C3%AAmicos-anteriores/76-cadeira-n%C2%BA-14/692-cyro-pimentel.html; (ii) MELO, Luís Correia de. “Dicionário de autores paulistas”. São Paulo: [Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo], 1954; (iii) MENEZES, Raimundo de. “Dicionário literário brasileiro”. 2. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1978; (iv) COUTINHO, Afrânio; SOUSA, J. Galante de (Dir.). “Enciclopédia de literatura brasileira”. v. 2. São Paulo: Global; Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional/DNL: ABL, 2001.

História Arquivística

No dia 22 de outubro de 2010, o CEDAE recebe uma carta de Cláudia de Mello Pimentel Marchetti com intenção de doação de documentos que pertenceram a seu pai, o poeta Cyro Pimentel.

Seguindo os tramites da universidade, foi formada uma Comissão de Especialistas para a avaliação de mérito e de importância do acervo documental, composta pelos professores doutores Jefferson Cano, Mário Luiz Frungillo e Raquel Salek Fiad, sob a presidência do primeiro, que constataram o elevado valor histórico-cultural do conjunto de documentos e recomendaram que a doação fosse aceita pelo CEDAE. A equipe técnica do centro fez uma avaliação do estado de preservação dos documentos antes do fechamento do contrato de doação.

Procedência Doação dos herdeiros de Cyro Pimentel – Cláudia de Mello Pimentel Marchetti, Lucila Nogueira de Mello Pimentel Libanori, Murilo Nogueira de Mello Pimentel e Patrícia Pimentel Costa – no dia 8 de novembro de 2013.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e Conteúdo Os documentos que compõem o fundo registram a atuação do titular como escritor, crítico e membro da Academia Paulista de Letras (APL). Entre eles destacam-se os originais de poemas e críticas de livros feitas pelo titular e um conjunto de correspondência com escritores e intelectuais brasileiros e estrangeiros. O fundo contém ainda documentos do Clube de Poesia e da APL, destaca-se nesse último conjunto, as intervenções do titular na Academia. Há ainda, livros de Cyro Pimentel, coletâneas com sua participação e material onde ele é mencionado; uma grande quantidade de recortes de jornais das décadas de 40 a 90 (críticas sobre a obra do titular, sobre a Geração de 45 e sobre literatura brasileira), revistas e fotografias.
Sistema de Arranjo Não organizado.
Área de condições de acesso e uso
Condições de Acesso Consulta livre.
Condições Reprodução Consulte as normas gerais de reprodução de documentos do Cedae.
Instrumento de Pesquisa Listagem do fundo.
Área de fontes relacionadas
Unidades de Descrição relacionadas CEDAE: Coleção de Documentos Avulsos: Caderno de Programação da Exposição "Semana do Novíssimo de 48" (1949) e constam dois livros autografados de Cyro Pimentel no Fundo Hilda Hilst:

Galeria de Imagens




Copyright © 2013-2024 - CEDAE - Todos os Direitos Reservados.