Ops, detectamos que seu navegador está com o Javascript desabilitado!
Informamos que nosso website possui recursos que utilizam a tecnologia javascript para que você tenha uma ótima experiência e navegação.

Por favor, ative seu javascript antes de continuar sua navegação.

Mapa do Site

CEDAE Alexandre Eulalio




Fundo

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LINGUÍSTICA - ABRALIN

Área de identificação
Código de Referência BR UNICAMP IEL/CEDAE ABR
Título Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN
Data 1955 - 2008
Nível de Descrição Fundo
Dimensão e Suporte Textuais: 14.310 manuscritos/datiloscritos, 178 impressos e 78 em meio eletrônico; Iconográficos: 7 cartazes e 1 mapa; Tridimensionais: 3 objetos.
Área de contextualização
Nome do Produtor Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN
História Administrativa/Biografia

Em São Paulo, durante a realização do II Instituto Brasileiro de Linguística, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística do Museu Nacional, o professor Joaquim Mattoso Câmara Jr., então presidente da Asociación de Lingüística y Filología de América Latina, ALFAL, convoca, no dia 9 de janeiro de 1969, diversos professores interessados na instalação da Associação Brasileira de Linguística.

Após historiar as iniciativas tomadas nesse sentido, o professor Mattoso Câmara informa que os objetivos daquela reunião eram a discussão e a aprovação dos estatutos da ABRALIN, e a eleição de uma diretoria pro-tempore.

Indicado para presidência da Associação, Mattoso Câmara, no entanto, propõe aos membros que o professor Aryon Dall'Igna Rodrigues, então coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística do Museu Nacional e diretor do II Instituto Brasileiro de Linguística, assumisse o cargo.

Assim, o Conselho Científico foi integrado pelos professores Joaquim Mattoso Câmara Jr. (UFRJ), Nélson Rossi (UFBA), Isaac Nicolau Salum (USP), Geraldo Lapenda (UFPE), Jürn Jacob Philipson (USP) e Ataliba Teixeira de Castilho (FFCL de Marília, SP).

História Arquivística

O fundo chegou ao CEDAE através da intermediação de professores do Departamento de Linguística do IEL.

Até o momento foram feitas as seguintes incorporações: 1ª incorporação: 30 nov. 1987 (Biênio 85/87); 2ª incorporação: 21 nov. 2005 (Livro de Atas - 1969-1994); 3ª incorporação: maio 2013 (publicações em meio eletrônico).

Procedência Doação da Associação Brasileira de Linguística, ABRALIN, em 27 de junho de 1985.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e Conteúdo O Fundo é constituído por uma vasta documentação administrativa e financeira produzida e acumulada pela instituição no decorrer de suas atividades. Junto a esta documentação estão os documentos relacionados a eventos científicos promovidos pela ABRALIN como os Institutos Brasileiros de Linguística e os Congressos Nacionais e Internacionais, bem como os documentos relativos à participação da ABRALIN em Encontros Anuais da SBPC. As correspondências enviadas e recebidas ao lado das solicitações de auxílio às instituições de fomento representam o maior volume documental. Podem ser encontrados também cartazes, questionários de avaliação de cursos, além de textos apresentados em Encontros. Por fim, temos ainda algumas publicações periódicas produzidas e/ou recebidas pela ABRALIN.
Incorporação São aguardadas novas incorporações.
Sistema de Arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de Acesso Consulta livre
Condições Reprodução Consulte as normas gerais de reprodução de documentos do CEDAE.
Idioma do Material Predominantemente português, contendo documentos em inglês, espanhol, italiano e francês.
Características físicas e requisitos técnicos 53 documentos em meio eletrônico encontram-se no formato pdf.
Instrumento de Pesquisa Planilhas de descrição do Fundo Associação Brasileira de Linguística.
Área de fontes relacionadas
Unidades de Descrição relacionadas Fundo Ada Natal Rodrigues - ANR; Coleção Projeto de Estudo da Norma Linguística Urbana Culta do Brasil - Projeto NURC; Fundo Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo - GEL; Fundo Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística - ANPOLL; Fundo Asociación de Lingüística y Filología de América Latina - ALFAL.
Notas O Boletim da ABRALIN passou a ser publicado em meio eletrônico a partir de 2001. Disponível em: http://www.abralin.org/publicacao/index.php. Acesso em: 10.10.2007; Alguns livros, teses e periódicos da ABRALIM foram encaminhados à Biblioteca do IEL. A relação dos mesmos consta como Anexo a este Inventário.

Galeria de Imagens




Copyright © 2013-2024 - CEDAE - Todos os Direitos Reservados.