Ops, detectamos que seu navegador está com o Javascript desabilitado!
Informamos que nosso website possui recursos que utilizam a tecnologia javascript para que você tenha uma ótima experiência e navegação.

Por favor, ative seu javascript antes de continuar sua navegação.

Mapa do Site

CEDAE Alexandre Eulalio

Coleção

PROJETO CECÍLIA MEIRELES

Área de identificação
Código de Referência BR UNICAMP IEL/CEDAE CM
Título Projeto Cecília Meireles
Data 1919 - 1985
Nível de Descrição Coleção
Dimensão e Suporte 1ª remessa: Textuais: 532 manuscritos/datiloscritos e impressos (cópias xerox); 2ª remessa: Textuais: 25 livros e teses, 169 impressos (recortes de jornais), 43 impressos (revistas), 286 cópias xerográficas, 103 manuscritos/datiloscritos; 3ª remessa: 5 metros lineares.
Área de contextualização
Procedência Doação de Ana Maria Domingues de Oliveira em 1989 (1ª remessa), em 2006 (2ª remessa) e em 2013 (3ª remessa).
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e Conteúdo A coleção é constituída por documentos referentes à dissertação da doadora, como projetos, formulários, correspondência, ensaios e de materiais colhidos ao longo de sua pesquisa, como recortes de jornais e revistas, artigos de livros, verbetes de dicionários e enciclopédias, livros e teses, textos eletrônicos (impressos da internet) e outros.
Sistema de Arranjo A coleção está parcialmente organizada. A primeira remessa está classificada em 2 séries.

Área de condições de acesso e uso
Condições de Acesso Consulta livre.
Condições Reprodução Consulte as normas gerais de reprodução de documentos do CEDAE.
Idioma do Material Português.
Instrumento de Pesquisa Listagem da coleção.
Área de fontes relacionadas
Notas A Coleção Projeto Cecília Meireles é resultante do trabalho que Ana Maria Domingues de Oliveira iniciou em 1982, ao ingressar no curso de mestrado em Teoria Literária, do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Orientada inicialmente pela Profa. Dra. Maria Lúcia Dal Farra, ao longo de sua pesquisa, a aluna consultou documentos em diversas instituições brasileiras, reproduzindo-os para a constituição deste "corpus". Dentre as instituições pesquisadas destacam-se, em Campinas: Biblioteca Municipal, Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas, Bibliotecas da Pontifícia Universidade Católica e Biblioteca do Centro de Ciências, Letras e Artes; em São Paulo: Biblioteca Mário de Andrade, Bibliotecas da Universidade de São Paulo e Arquivos Privados. E, no Rio de Janeiro: a Biblioteca Nacional, as Bibliotecas da Universidade Federal, Arquivos Privados e o Arquivo Pessoal de Cecília Meireles, em poder de sua família. A defesa da dissertação "Estudo crítico da bibliografia sobre Cecília Meireles" ocorreu em 1988, sob a orientação da Profa. Dra. Marisa Philbert Lajolo.

Galeria de Imagens




Copyright © 2013-2024 - CEDAE - Todos os Direitos Reservados.