Ops, detectamos que seu navegador está com o Javascript desabilitado!
Informamos que nosso website possui recursos que utilizam a tecnologia javascript para que você tenha uma ótima experiência e navegação.

Por favor, ative seu javascript antes de continuar sua navegação.

Mapa do Site

CEDAE Alexandre Eulalio

Fundo

MICHEL LAHUD

Área de identificação
Código de Referência BR UNICAMP IEL/CEDAE MLH
Título Michel Lahud
Data 1908 - 1997 (Predominantemente 1945 - 1997)
Nível de Descrição Fundo
Dimensão e Suporte 4 metros lineares
Área de contextualização
Nome do Produtor LAHUD, Michel
História Administrativa/Biografia

Michel Lahud nasceu no dia 8 de setembro de 1949, filho de Bechara Lahud e Victória Arbid Lahud.

Fez seu estudo primário e secundário na cidade de São Paulo, entre 1956 e 1967. Em 1968 iniciou a graduação na Universidade de São Paulo, estudando nos departamentos de filosofia e de psicologia.

No ano seguinte, transfere-se para a França, onde continuou seus estudos de filosofia. Primeiramente na Université de Paris VIII, onde estudou com Michel Foucault, que o aconselhou a mudar para a Université de Provence, Aix-en-Provence, onde, orientado por Gilles Gaston Granger se licenciou em filosofia em 1972 e, no ano seguinte, recebe o título de mestre em filosofia com a dissertação “Enquête autor de la notion de deixis”.

Em 1974, retoma seus estudos na Universidade de São Paulo, ingressando no doutorado.

No ano seguinte, entra para o quadro de docentes do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) como professor assistente do Departamento de Linguística.

Em 1979 obtém o título de Doutor na USP e publica “A propósito da noção de dêixis”, tradução do mestrado que fez na França. Nesse mesmo ano, lança a tradução de dois livros que fez em parceria: “Usos da linguagem” de François Vanoye (tradução e adaptação com Haquira Osakabe, Clarice Madureira e Éster Gebara) e “Marxismo e Filosofia da Linguagem” de Mikhail Bakhtin (tradução com Yara F. Vieira).

Entre 1978 e 1981, com uma bolsa de estudos da CAPES, faz estágio no Département de Recherches Linguistiques da Université de Paris VII e, entre 1981 e 1982, na Section “Sémantique, Sémiologie et Linguistique” da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris).

Nesse período, publica, em conjunto com F. Franklin de Matos, o livro “Matei minha mulher: o caso Althusser” (1981).

Entre 1976 e 1983, foi membro do comitê de redação da revista “Almanaque: Cadernos de Literatura e Ensaio”.

Em 1985, faz a conferência de abertura da “Mostra Pier Paolo Pasolini”, realizada no Museu da Imagem e do Som em Campinas, São Paulo.

No ano seguinte, torna-se professor do Programa de Pós-graduação em Lógica e Filosofia das Ciências do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp e profere conferências no curso “Os sentidos da paixão”, promovido pela Funarte em quatro capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Curitiba.

Entre 1987 e 1988, com bolsa de estudos concedida pela CAPES, foi pesquisador no Fondo Pier Paolo Pasolini em Roma. Nessa estadia, participa como pesquisador convidado da mostra “Pier Paolo Pasolini: um cinema di poesia”, realizada junto à “Mostra Internazionale del Cinema”, em Veneza.

Em 1989, quando retorna ao país, transfere-se do IEL para o IFCH, tornando-se professor assistente do Departamento de Filosofia.

Em 1990 publica “Os jovens infelizes: antologia de ensaios corsários” de Pier Paolo Pasolini; livro que traduziu com Maria Betânia Amoroso.

Além das obras citadas, possui ensaios e traduções publicados em vários periódicos brasileiros e estrangeiros.

Faleceu em 18 de dezembro de 1992.

Fontes: LAHUD, Michel. Currículo (datilografado). 2 p.; FRANCHI, Carlos. "O caminho de Michel Lahud". Folha de S. Paulo, São Paulo, 17 jan. 1993.

História Arquivística

O material foi transferido da casa da Profa. Dra. Maria Betânia Amoroso para o CEDAE em março de 1997, pois desde a morte de Michel Lahud estavam sob sua guarda.

Procedência Depositado no CEDAE pela Profa. Dra. Maria Betânia Amoroso (DTL/IEL).
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e Conteúdo O Fundo é constituído pela documentação referente às atividades profissionais do titular, em suas atividades como docente e pesquisador, há originais de textos, livros, periódicos, teses, dissertações, relatórios de projetos e fotografias.
Sistema de Arranjo Não organizado.
Área de condições de acesso e uso
Condições de Acesso Consulta livre.
Condições Reprodução Consultar as normas gerais de reprodução de documentos do CEDAE.
Idioma do Material Predominantemente português, constam documentos em francês, inglês, espanhol e italiano.
Instrumento de Pesquisa Listagem do fundo.
Área de fontes relacionadas

Galeria de Imagens




Copyright © 2013-2024 - CEDAE - Todos os Direitos Reservados.