Ops, detectamos que seu navegador está com o Javascript desabilitado!
Informamos que nosso website possui recursos que utilizam a tecnologia javascript para que você tenha uma ótima experiência e navegação.

Por favor, ative seu javascript antes de continuar sua navegação.

Mapa do Site

CEDAE Alexandre Eulalio




Fundo

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM LETRAS E LINGUÍSTICA - ANPOLL

Área de identificação
Código de Referência BR UNICAMP IEL/CEDAE ANP
Título Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística - ANPOLL
Data 1984 - 1998
Nível de Descrição Fundo
Dimensão e Suporte Textuais: 4 metros lineares; Iconográfico: 102 fotografias, 3 cartões-postais e 15 cartazes.
Área de contextualização
Nome do Produtor Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras
História Administrativa/Biografia

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística, ANPOLL, é uma entidade jurídica sem fins lucrativos, fundada em 21 de maio de 1984, por professores reunidos em Brasília, DF.

A principal característica dessa entidade é a capacidade de associar Programas de Pós-Graduação em Letras e Linguística das diversas instituições brasileiras, que funcionam através de Grupos de Trabalho (GT), agrupados por tema.

A ANPOLL é gerida por uma Diretoria, com mandato de dois anos, eleita com base em um programa de gestão, submetido à aprovação da Assembleia da Associação. Organiza encontros nacionais, que são realizados segundo uma norma: nos anos ímpares, se volta para uma discussão geral sobre a Pós-Graduação Brasileira, com a participação de coordenadores dos Programas de Pós-Graduação e dos Grupos de Trabalho; nos anos pares, concentra-se na discussão acerca dos Grupos de Trabalho e na articulação entre eles.

O objetivo da ANPOLL é incentivar o estudo, o ensino e a pesquisa, especificamente nas áreas de Letras e Linguística; promover a divulgação e o intercâmbio de trabalhos científicos produzidos nessas áreas; estimular os debates entre os responsáveis pelos estudos e pesquisas para que estas possam contribuir diretamente para a solução de problemas nacionais relacionados à língua e à linguagem; promover o intercâmbio docente e a cooperação entre as diversas instituições de pós-graduação e pesquisa; apoiar as iniciativas de seus associados e diligenciar o apoio necessário junto às agências de coordenação, de fomento e de financiamento da pós-graduação e da pesquisa existentes no país e no exterior.

Desde 1995, a ANPOLL publica a "Revista da ANPOLL", periódico que seleciona para cada número artigos baseados em temática estabelecida pelos participantes. A partir de 1997, a revista, que era anual, passou a ser publicada semestralmente.

Procedência Doação realizada em 9 de junho de 1998 pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística – ANPOLL, representada por seu Presidente Eduardo Roberto Junqueira Guimarães.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e Conteúdo Constituído principalmente por documentação administrativa das seis primeiras gestões da ANPOLL, abrangendo tanto a correspondência emitida, quanto a recebida pelos membros da Diretoria Executiva (Presidência, Secretaria e Tesouraria) e do Conselho Consultivo e Deliberativo de cada Biênio, assim como, uma correspondência trocada entre pessoas e/ou instituições não diretamente ligadas à ANPOLL, referindo-se, contudo, a temas de interesse imediato da Associação. Faz parte também a documentação administrativa e financeira produzida na realização de seus Encontros Nacionais e Encontros Regionais, uma documentação referente aos Programas e Cursos de Pós-Graduação em Letras e Linguística e à filiação dos mesmos na Associação, assim como, à criação de GTs, entre outros, a documentação referente aos associados, composta por cartas, fichas, currículos, por relatórios científicos e artigos apresentados nas reuniões da Associação, além de um conjunto de publicações da ANPOLL e de associações congêneres.
Incorporação São aguardadas novas remessas.
Sistema de Arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de Acesso Consulta livre.
Condições Reprodução Consulte as normas gerais de reprodução de documentos do CEDAE.
Idioma do Material Português.
Instrumento de Pesquisa INVENTÁRIO do Fundo Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística - ANPOLL. Organizado por Renato Marques de Oliveira e Sinara Barbanti. Campinas: CEDAE, 1999. 387p.
Área de fontes relacionadas
Unidades de Descrição relacionadas Fundo Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL; Fundo Associação Brasileira de Lingüística - ABRALIN; Fundo Associação de Lingüísitca e Filologia da América latina - ALFAL.

Galeria de Imagens




Copyright © 2013-2024 - CEDAE - Todos os Direitos Reservados.