Ops, detectamos que seu navegador está com o Javascript desabilitado!
Informamos que nosso website possui recursos que utilizam a tecnologia javascript para que você tenha uma ótima experiência e navegação.

Por favor, ative seu javascript antes de continuar sua navegação.

Mapa do Site

CEDAE Alexandre Eulalio

Coleção

LITERATURA DE CORDEL

Área de identificação
Código de Referência BR UNICAMP IEL/CEDAE LC
Título Literatura de Cordel
Data 1935 - 2013 (Predominantemente 1960 - 1990)
Nível de Descrição Coleção
Dimensão e Suporte Textual: 5.800 impressos, sendo 5257 em papel e 543 digitais.
Área de contextualização
História Arquivística

A coleção “Literatura de Cordel” é resultado de um pedido feito, em 1969, pelo Prof. Sol Biderman à Fundação Ford para que financiassem uma equipe de pesquisadores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília.

Faziam parte desse grupo os professores Sol Biderman e Ana Marisa Camargo Biderman (da área da sociologia), os professores Ataliba Teixeira de Castilho e Célia Maria Morais de Castilho (da linguística) e pelo professor de literatura Oswald Elias Xidieh.

Eles percorreram vários centros produtores de Literatura de Cordel nos Estados da Bahia, Pernambuco, Ceará e Paraíba, neste último, merece destaque a visita à cidade de Guarabira, famosa por sua vasta produção literária popular.

Neste percurso, eles tiveram a oportunidade de visitar os lugares de venda, adquirir os folhetos e entrevistar os vendedores, que muitas vezes eram ao mesmo tempo os autores e editores das obras, além de observar alguns dos problemas que esses artistas sofrem, como a venda dos direitos autorais ao editor, que pode, a partir de então, tirar o nome do autor da capa do folheto, que permanece no anonimato.

Um dos termos do acordo empreendido com a Fundação Ford era de que o material coletado formaria várias coleções: uma para a própria fundação, uma para a Faculdade de Marília e uma para cada pesquisador envolvido.

Dessa coleta, resultou a coleção do CEDAE que, posteriormente, foi ampliada e enriquecida por doações diversas, que pouco a pouco foram sendo incorporadas à coleção original.

Merece destaque os conjuntos doados, pelo antropólogo Mauro Barbosa de Almeida, por meio da Professora Márcia Abreu, e pelo artista plástico Jacob Rissin, este último incorporado ao CEDAE através da intermediação da Professora Vera Chalmers.

Em maio de 2016, por solicitação do doador Mauro Barbosa, os documentos de sua procedência foram retirados da coleção e devolvidos, ficando apenas as cópias digitalizadas.

Procedência Doação do Prof. Ataliba Teixeira de Castilho em 16 de junho de 1991. Doação de Jacob Rissin em dezembro de 2005.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e Conteúdo A coleção representa uma amostragem significativa de folhetos de autores diversos, que permite o estudo dos temas, histórias típicas e do vocabulário utilizado na composição das personalidades dos heróis da literatura popular impressa. Os exemplares abordam diversos temas e aspectos encontrados no mundo do cordel, como contos maravilhosos, histórias de animais, anti-heróis, figuras populares e políticos, além da dificuldade (“peleja”) da vida diária.
Incorporação São possíveis novas incorporações.
Sistema de Arranjo Organizado alfabeticamente utilizando a Tabela de Cutter. Possui também 5 dossiês:

Dossiê 1: Raimundo Santa Helena - cordelista

Dossiê 2: Folhetos de propaganda

Dossiê 3: Programas de eventos sobre o cordel e folclore nordestino

Dossiê 4: Folhas volantes de cordel

Dossiê 5: Literatura de cordel e cordelistas

Área de condições de acesso e uso
Condições de Acesso Consulta livre
Condições Reprodução Consulte as normas gerais de reprodução de documentos do CEDAE.
Idioma do Material Predominantemente português, com documentos em japonês e espanhol.
Instrumento de Pesquisa Listagem bibliográfica da Coleção Literatura de Cordel. Campinas, SP: CEDAE/IEL, 2005. 56p.
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de cópias A coleção possui cópia digital.

Galeria de Imagens




Copyright © 2013-2024 - CEDAE - Todos os Direitos Reservados.