Ops, detectamos que seu navegador está com o Javascript desabilitado!
Informamos que nosso website possui recursos que utilizam a tecnologia javascript para que você tenha uma ótima experiência e navegação.

Por favor, ative seu javascript antes de continuar sua navegação.

Mapa do Site

CEDAE Alexandre Eulalio

Coleção

PROJETO GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS FALADO

Área de identificação
Código de Referência BR UNICAMP IEL/CEDAE GPF
Título Projeto Gramática do Português Falado
Data 1987 - 1999
Nível de Descrição Coleção
Dimensão e Suporte 9 metros lineares
Área de contextualização
História Arquivística

O material resultante das pesquisas referentes ao projeto foi reunido pelo seu organizador, o Prof. Ataliba T. de Castilho e doado ao Cedae em fevereiro de 2000.

Procedência Doação feita pelo Prof. Dr. Ataliba Teixeira de Castilho em 22/02/2000
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e Conteúdo Contém documentação gerada pelos seminários e grupos de trabalho organizados pelo projeto sobre fonética e fonologia, morfologia, sintaxe, sociolinguística, psicolinguística, ensino do português no Brasil e aquisição da linguagem, entre outros assuntos relacionados à linguística. Podem ser encontrados livros; periódicos; recortes; folhetos; manuscritos/datiloscritos, cartas; fotografias; cartões; material cartográfico, artigos e relatórios entre os tipos documentais.
Sistema de Arranjo Não organizado.
Área de condições de acesso e uso
Condições de Acesso Consulta livre.
Condições Reprodução Consulte as normas gerais de reprodução de documentos do CEDAE.
Idioma do Material Português
Área de fontes relacionadas
Unidades de Descrição relacionadas Projeto de Estudo da Norma Urbana Linguística Culta - NURC
Notas História Administrativa GPF: O Projeto “Gramática do Português Culto Falado no Brasil”, foi criado em 1988 pelo Departamento de Linguística da Unicamp, tendo como coordenadores, o Prof. Ataliba Teixeira de Castilho e o Prof. Rodolfo Ilari e envolvendo mais onze universidades brasileiras, num total de 32 pesquisadores altamente qualificados. O projeto tinha como objetivo descrever minuciosamente o português culto falado no Brasil, tal como documentado pelo Projeto NURC, considerando-os em seus aspectos textuais, sintáticos, morfológicos, fonéticos e fonológicos. Os resultados desse projeto estão representados nos oito volumes da publicação “Gramática do Português Falado”, organizado por Ataliba T. de Castilho e editado pela Editora da Unicamp em 1990. Presentemente, as equipes trabalham na consolidação dos resultados, de que resultará a gramatica propriamente dita, em 4 volumes. Fontes: Informações retiradas do currículo Lattes de Ataliba T. de Castilho e Rodolfo Ilari.
Copyright © 2013-2024 - CEDAE - Todos os Direitos Reservados.