Ops, detectamos que seu navegador está com o Javascript desabilitado!
Informamos que nosso website possui recursos que utilizam a tecnologia javascript para que você tenha uma ótima experiência e navegação.

Por favor, ative seu javascript antes de continuar sua navegação.

Mapa do Site

CEDAE Alexandre Eulalio

Fundo

EDGARD CAVALHEIRO

Área de identificação
Código de Referência BR UNICAMP IEL/CEDAE EC
Título Edgard Cavalheiro
Data Décadas de 1930 a 1950.
Nível de Descrição Fundo
Dimensão e Suporte 5,72 metros lineares.
Área de contextualização
Nome do Produtor CAVALHEIRO, Edgard
História Administrativa/Biografia

Edgard Cavalheiro nasce em Espírito Santo do Pinhal (SP), no dia 6 de julho de 1911, filho de Nicolau Cavalheiro e de Rosa Ferriani Cavalheiro.

Em 1925, conclui a quarta série primária no Grupo Escolar Dr. Almeida Vergueiro, em sua cidade natal. No primeiro semestre de 1927 estuda na Escola de Comércio Bento Quirino, em Campinas, e no segundo, na Escola de Comércio Álvares Penteado, na capital do Estado, cidade onde passa a residir juntamente com o pai, a mãe e seis irmãos após a falência do comércio da família. Abandona o terceiro ano do ginásio e deixa definitivamente de estudar, ao menos como aluno em instituição de ensino regular.

No início da década de 1930, após trabalhar na São Paulo Railway, Edgard Cavalheiro passa a atuar como funcionário do Banco do Estado de São Paulo e tem um de seus primeiros escritos publicados, o poema “Baile na roça”, em A Juventude, de Mogi Guaçu.

O ano de 1933 marca o início de um período de produção ininterrupta em periódicos, o que faz com que Cavalheiro não fique um só ano sem publicar ao menos um artigo na imprensa nacional.

No final dos anos de 1930, participa da constituição do “Grupo da Baruel”, um dos espaços de sociabilidade intelectual da cidade de São Paulo, que ensejou o surgimento do jornal literário “Roteiro: quinzenário de cultura”, de curta trajetória. Faziam parte do Grupo da Baruel, principalmente: Edgard Cavalheiro, Mário da Silva Brito, Jamil Almansur Haddad, Rossine Camargo Guarnieri e Fernando Góes.

No início dos anos de 1940, Edgard deixa o emprego no Banco do Estado para atuar no campo editorial, na Livraria Martins Editora, em São Paulo. Em 1940, publica seu livro de estreia: a biografia do poeta romântico Fagundes Varela, pela Livraria Martins Editora.

Em 14 de março de 1942 é fundada a Sociedade dos Escritores Brasileiros (SBE), e Edgard Cavalheiro compõe a Comissão de Distribuição de Livros e Controle de Vendas, da primeira diretoria da entidade. No mesmo ano, a Sociedade torna-se Associação Brasileira de Escritores (ABDE). Como integrante da Comissão de Direitos Autorais, em janeiro de 1945, Cavalheiro participa do 1º Congresso Brasileiro de Escritores.

Em 1943, passa a ocupar o cargo de gerente comercial da Livraria do Globo, do Rio Grande do Sul, na filial da capital paulista.

Em 1946, participa da fundação da Câmara Brasileira do Livro (CBL); em 1950 torna-se diretor e assume a presidência da entidade para o biênio 1955-1957. Durante sua gestão, ocorrem as discussões para a criação do prêmio literário Jabuti, realizado a partir de 1959.

Na metade dos anos de 1950, desliga-se da Livraria do Globo, auxilia na criação da editora Cultrix e funda sua própria editora na capital de São Paulo, a Companhia Distribuidora de Livros (CODIL), que dirige até sua morte.

Publica entre outros, as obras “Fagundes Varela” (1940), “Testamento de uma Geração” (1944), “Biografias e Biógrafos”, “Garcia Lorca, Evolução do conto brasileiro” (1952) e sua obra mais conhecida: “Monteiro Lobato - Vida e Obra” lançada em dois volumes em 1955. Sua obra escrita compreende oito livros de autoria própria, a participação em 51 obras de autoria coletiva, quatro traduções e cerca de 930 artigos em periódicos nacionais.

Falece em São Paulo no dia 30 de junho de 1958.

Fontes de pesquisa:

https://teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-30012013-215356/pt-br.php

https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-16032018-104446/pt-br.php

Procedência A doação, intermediada por seu biógrafo, Sílvio Tamaso D’Onofrio, foi realizada pelos herdeiros de Edgar Cavalheiro em 2017.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e Conteúdo O conjunto documental é constituído por manuscritos com anotações do titular, sendo alguns inéditos; por cartas trocadas com familiares e com escritores onde destacam os correspondentes Monteiro Lobato e Waldomiro Silveira; por livros de autoria de Edgar Cavalheiro, contemplando também traduzidos pelo titular, além daqueles de autores nacionais cujas publicações datam das décadas de 40 e 50 do século XX, contendo algumas obras raras; além de Cadernos da Companhia do Petróleo do Brasil que pertenceram a Monteiro Lobato e diversos Cadernos Manuscritos de EC e Cadernos de Recortes de jornais sobre artes, especialmente literatura e música.
Sistema de Arranjo Não organizado.
Área de condições de acesso e uso
Condições de Acesso Consulta livre.
Condições Reprodução Consulte as normas gerais de reprodução de documentos do CEDAE.
Idioma do Material Português.
Instrumento de Pesquisa Listagem do fundo.
Área de fontes relacionadas
Unidades de Descrição relacionadas CEDAE: Fundo Monteiro Lobato e Coleção de Documentos Avulsos.
Notas Descrição na ISAD (G) elaborada por Patrícia Saad.
Copyright © 2013-2024 - CEDAE - Todos os Direitos Reservados.