Ops, detectamos que seu navegador está com o Javascript desabilitado!
Informamos que nosso website possui recursos que utilizam a tecnologia javascript para que você tenha uma ótima experiência e navegação.

Por favor, ative seu javascript antes de continuar sua navegação.

Mapa do Site

CEDAE Alexandre Eulalio

Coleção

PROJETO DE ESTUDO DO VOCABULÁRIO DISPONÍVEL DOS ALUNOS DE 1º GRAU

Área de identificação
Código de Referência BR UNICAMP IEL/CEDAE EVD
Título Projeto de Estudo do Vocabulário Disponível dos alunos de 1º Grau
Data 1975 - 1980
Nível de Descrição Coleção
Dimensão e Suporte 8 metros lineares
Área de contextualização
História Arquivística

A professora Célia Morais de Castilho, que integrou a equipe de pesquisadores do projeto, encaminhou a documentação ao CEDAE.

Procedência Doação da Professora Célia Morais de Castilho
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e Conteúdo O material corresponde ao resultado da pesquisa lexical feita com um grupo de 763 alunos, sendo 24 alunos de cada uma das últimas série do lº Grau, entre 10 e 16 anos, que responderam a dois questionários: o primeiro relativo à identificação de nível sociocultural para classificação dos alunos e o segundo, denominado "listas de frequência", elaborado com o propósito de induzir os alunos a registrarem as palavras de seu conhecimento em torno de determinados centros de interesse, constituindo os chamados "vocabulários específicos".

Incluem ainda, relatórios de pesquisa, formulários de solicitação de recursos à FAPESP, correspondência e material administrativo relativo à execução do projeto.

Sistema de Arranjo Não organizado.

Área de condições de acesso e uso
Condições de Acesso Consulta livre.
Condições Reprodução Consulte as normas gerais de reprodução de documentos do CEDAE.
Idioma do Material Português
Área de fontes relacionadas
Notas História Administrativa do EVD: O “Projeto de Estudo do vocabulário Disponível dos Alunos de 1º Grau” situa-se no contexto das pesquisas sobre vocabulário fundamental e tem como objetivo levantar o vocabulário dominado por alunos de 1º grau das escolas oficiais da rede pública do Estado de São Paulo. Sob a responsabilidade inicial da Prof.ª Maria Alice de O Faria da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília UNESP, o projeto foi financiado pela FAPESP a partir de 1975. Em 1978 a responsabilidade do projeto foi transferida para o Prof. Ataliba Teixeira de Castilho do Departamento de Linguística do IEL, Unicamp. Para a constituição do corpus do projeto foram selecionadas quatro cidades, cada qual representativa de uma região do Estado de São Paulo: Marília, São José do Rio Preto, Piracicaba e São José dos Campos. Em cada cidade foram selecionadas duas escolas estaduais, sendo uma presumidamente frequentada por alunos de classe alta e a outra presumidamente frequentada por alunos da classe baixa. Foram escolhidos 24 alunos de cada uma das quatro ultimas séries do 1º grau, com idades entre 10 e 16 anos, os quais foram submetidos a questionários de avaliação sócio- cultural e preenchimentos de listas de palavras baseadas em centros de interesse pré-estabelecidos.
Copyright © 2013-2024 - CEDAE - Todos os Direitos Reservados.