Ops, detectamos que seu navegador está com o Javascript desabilitado!
Informamos que nosso website possui recursos que utilizam a tecnologia javascript para que você tenha uma ótima experiência e navegação.

Por favor, ative seu javascript antes de continuar sua navegação.

Mapa do Site

CEDAE Alexandre Eulalio

Fundo

ADA NATAL RODRIGUES

Área de identificação
Código de Referência BR UNICAMP IEL/CEDAE ANR
Título Ada Natal Rodrigues
Data 1953 – 1992
Nível de Descrição Fundo
Dimensão e Suporte 2 metros lineares (aproximadamente)
Área de contextualização
Nome do Produtor RODRIGUES, Ada Natal
História Administrativa/Biografia

Ada Natal Rodrigues nasce em Sacramento, Minas Gerais, no dia 19 de fevereiro de 1930. Filha de Eulógio Natal e Guiomar Natal.

Faz o curso primário na Escola Normal Municipal de Sacramento entre 1937 e 1941. Logo em seguida se transfere para o Colégio Estadual e Escola Normal de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, onde termina o clássico em 1948. Mesmo ano em que conclui o Curso de Formação de Professor Primário no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, na mesma cidade. Durante esse período

Participa do grêmio estudantil. Entre 1949 e 1952 cursa Licenciatura em Línguas Neolatinas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da Universidade de São Paulo (USP). No ano em que se forma, faz três especializações na mesma faculdade: “Filosofia Românica”, “Língua e Literatura” e “Literatura Brasileira”, e começa a dar aula de português em escolas estaduais.

Após concluir sua formação, Ada foi convidada para trabalhar como instrutora voluntária na USP. Devido a necessidade de um trabalho remunerado, recusou o convite e iniciou o trabalho como professora numa escola de primeiro e segundo graus. Neste último nível atuando também em cursos de formação para professores de primeiro grau.

Em 1962, afasta-se do cargo e inicia um trabalho na Universidade de Brasília, tornando-se a responsável por planejar a instalação do Ensino de Nível Médio nessa universidade.

Em 1963, recebe o certificado de Pós-graduação em Linguística e, no ano seguinte, o de Pós-graduação em Teoria Literária, ambos pela Universidade de Brasília (UnB).

Entre 1963 e 1965, torna-se auxiliar do Prof. Nelson Rossi no Curso de Língua Portuguesa na UnB, lecionando em uma série de cursos.

Após o golpe de 1964, e à invasão do campus pelo Exército em 9 de abril de 1964, a liberdade de ação dos professores foi bastante cerceada, com vários professores sendo presos e departamentos sendo desmantelados.

Em 1965 seu afastamento no cargo como professora estadual não foi renovado e ela precisa se afastar da UNB, regressando a São Paulo.

Em 1966, não suportando as pressões policiais feitas contra sua família, muda-se para Lisboa onde consegue um financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, com um plano de estudos para realizar, na Universidade de Lisboa, uma edição crítica da obra “História da Língua Portuguesa” de Serafim da Silva Neto, sob orientação dos professores Nelson Rossi e L. F. Lindley Cintra.

No ano seguinte, ganha uma bolsa de “Cooperation Technique” da Association pour l’Organisation des Stages Techniques en France (Governo Francês) para fazer, por dois anos, estudos de especialização em linguística geral na Universidade de Paris, sob orientação dos professores B. Pottier e I. S. Révah. Nesse período, faz o curso “Problème de Linguistique Générale” com Émile Benveniste no Collège de France. Além de participar, em outras instituições, de cursos com os professores André Martinet, J. Dubois, A. Greimas, O. Ducrot, A. Gross e Salkoff.

De retorno ao Brasil, trabalha como auxiliar de ensino no Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP entre 1969 e 1971.

Em 1971 é aposentada por motivos políticos em seu cargo no ensino médio e, em complemento, em qualquer cargo público que estivesse ocupando.

Entre 1970 e 1973, é técnica de pesquisa junto ao “Projeto de Estudo da Norma Linguística Culta”, patrocinado pelo Programa Interamericano de Linguística e Ensino de Idiomas (PILEI).

Em 1973, doutora-se em Linguística pela USP com a tese “O dialeto caipira na região de Piracicaba”. Publica-a no ano seguinte e conquista o Prêmio “Francisco Alves” da Academia Brasileira de Letras como melhor monografia sobre língua portuguesa.

Ministrou cursos, conferências e seminários em várias instituições do país.

Trabalhou como assessora e consultora para a Fundação para o Livro do Cego do Brasil, a Fundação Maranhense de Televisão Educativa, a Secretaria da Educação da Bahia, a Fundação Roberto Marinho e Fundação Padre Anchieta (Telecurso 2º Grau) e para a Fundação Carlos Chagas.

Era professora da Universidade Federal de São Carlos, quando faleceu com seu marido, num acidente automobilístico em São Carlos, interior de São Paulo, no dia 10 de outubro de 1991. Fontes: (i) Currículo de 2 de abril de 1979; (ii) Texto disponível em: http://www.fflch.usp.br/sociologia/temposocial/site/images/stories/edicoes/v0412/HOMENAGEM.pdf; (iii) http://www.radaroficial.com.br/d/1043333 (ii) HEBLING, Milene Cristina. Memória e Resistência:os professores no contexto da ditadura civil-militar (1964 -1985). Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal de São Carlos.”

História Arquivística

Em 15 de novembro de 1991, os herdeiros Laura Natal Rodrigues e Eduardo Natal Rodrigues, declaram a intenção de doar à Unicamp o acervo de seus pais, os professores universitários Ada Natal Rodrigues e José Albertino Rosário Rodrigues. Inicialmente oferecidos ao Centro de Memória da Unicamp, o acervo acaba sendo doado à Biblioteca Central em 1992, onde é desmembrado e o material referente ao acervo da professora Ada Natal Rodrigues é encaminhado ao Cedae.

Procedência Doação da Biblioteca Central da Unicamp em maio de 1993.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e Conteúdo O fundo é composto, principalmente, por manuscritos que serviram de base para a elaboração de cursos de atualização de professores de língua portuguesa, para a preparação de material didático e projetos de ensino de língua portuguesa, literatura e redação para 1º e 2º grau; além de programas, questionários, avaliações, relatórios, apostilas e textos de apoio relacionados a eles. Constam também, cartas, recortes de jornais, livros didáticos de autoria da titular, revistas, fichamentos e anotações de leitura, cadernos de estudos, fotografias de famílias e cenas do cotidiano na zona rural, textos de comunicação em encontros acadêmicos e material relacionado ao programa para televisão Telecurso 2º grau.
Sistema de Arranjo Não organizado.
Área de condições de acesso e uso
Condições de Acesso Consulta livre.
Condições Reprodução Consulte as normas gerais de reprodução de documentos do Cedae
Idioma do Material Predominantemente português, constam documentos em francês.
Área de fontes relacionadas
Unidades de Descrição relacionadas Fundo ABRALIN e Fundo GEL.

Galeria de Imagens




Copyright © 2013-2024 - CEDAE - Todos os Direitos Reservados.