Ops, detectamos que seu navegador está com o Javascript desabilitado!
Informamos que nosso website possui recursos que utilizam a tecnologia javascript para que você tenha uma ótima experiência e navegação.

Por favor, ative seu javascript antes de continuar sua navegação.

Mapa do Site

CEDAE Alexandre Eulalio




Fundo

ISAAC NICOLAU SALUM

Área de identificação
Código de Referência BR UNICAMP IEL/CEDAE INS
Título Isaac Nicolau Salum
Data 1925 - 1992
Nível de Descrição Fundo
Dimensão e Suporte 9,7 metros lineares
Área de contextualização
Nome do Produtor SALUM, Isaac Nicolau
História Administrativa/Biografia

Isaac Nicolau Salum nasce em Alpinópolis, antiga São Sebastião da Ventania, em Minas Gerais, no dia 24 de março de 1913. Filho de Nicolau Jorge Salum e de Maria Vilela Salum. Realiza o curso primário em sua cidade natal, na Escola Pública Masculina, de 1919 a 1922, e o secundário no Ginásio Mineiro de Muzambinho, de 1930 a 1934.

No ano seguinte, matricula-se no curso Pré-Teológico do Instituto "José Manuel da Conceição", em Jandira (SP), concluindo-o em 1937. Nesse mesmo ano ingressa no Curso Superior de Letras (Licenciatura em Letras Clássicas e Português e de Línguas Estrangeiras - dois diplomas) da Universidade de São Paulo (USP), onde se gradua em 1939. Faz o Curso de Didática na mesma universidade e, em 1941, sai licenciado como professor secundário.

Entre 1938 e 1940 estuda na Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, bacharelando-se em Teologia. Mesmo período em que a denominada "questão doutrinária", relativa aos chamados ministros liberais, abala a Igreja Presbiteriana Independente. No dia 5 de abril 1942, Salum participa da fundação da Igreja Cristã de São Paulo ao lado de Lívio Teixeira, Theodoro Henrique Maurer Jr. e Otoniel Mota, entre outros.

Casa-se com Antoinette Leuba Salum, norte-americana de ascendência suíça, no dia 23 de junho de 1942, de quem teve cinco filhos: Maria Luisa, Carlos Augusto, Maria Josefina, Marta Heloísa e Maria Elisabete.

Inicia suas atividades docentes como professor secundário de latim, português, francês e grego, em vários ginásios e colégios públicos e particulares de São Paulo (1941-1962). Em 1943 é aprovado no Concurso de Ingresso ao Magistério Secundário do Estado de São Paulo e torna-se Professor Efetivo de Latim no Colégio Estadual de Moji das Cruzes e, posteriormente, em Santo Amaro, no Colégio Estadual "Prof. Alberto Conde".

Sua primeira experiência no magistério superior se dá na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista do Brasil (1942-1951). Logo em seguida, ao lado do Prof. Theodoro Henrique Maurer Jr., foi um dos iniciadores dos estudos lingüísticos na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH (a antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras), na USP, atuando como Professor Assistente de Filologia Românica (1947-1968) e, posteriormente (1969), como Professor Titular da área até sua aposentadoria em 1983. Durante esse tempo também foi Professor Titular de Latim e encarregado do Curso de Português na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Mackenzie (1947-1959).

Desenvolve sua carreira científica inteiramente na USP: em 1954 apresenta à defesa sua tese de doutoramento, intitulada "A Contribuição Lingüística do Cristianismo na România Antiga"; faz o Concurso de Livre-Docência em 1967, submetendo ao exame sua tese sobre "A Semana Astrológica e a Judeu-Cristã: Introdução à Problemática da Nomenclatura Semanal Românica" e, no ano seguinte, o Concurso de Cátedra com a tese "A Problemática da Nomenclatura Semanal Românica".

Em 1969 convoca uma reunião que resultará na fundação do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo e, nesse mesmo ano, passa a coordenar, juntamente com o Prof. Ataliba Teixeira de Castilho, a execução do Projeto de Estudo da Norma Urbana Lingüística Culta da Cidade de São Paulo (NURC), função que desempenhará até 1980.

Exerce na USP diversas funções administrativas: Chefe do Departamento de Lingüística e Línguas Orientais da FFLC (1970-1973); Vice-Diretor da Faculdade de Educação (1972-1975) e Presidente da Comissão de Pós-Graduação da FFLCH (1976-1979).

Entre os trabalhos de natureza bíblica que realizou destaca-se a tradução do grego das "Epístolas Aos Efésios", "Aos Filipenses" e "Aos Colossenses" para a edição portuguesa de "A Bíblia de Jerusalém", publicada em 1975.

Em 1985 recebe o título de Professor Emérito da USP. Falece em São Paulo no dia 3 de maio de 1993.

História Arquivística

A incorporação deste fundo ao acervo do CEDAE se deu como parte de uma negociação que visava preservar e transferir para a Biblioteca do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) a coleção de livros que Isaac Nicolau Salum havia construído ao longo de várias décadas de estudo.

Por volta de 1992, a direção do IEL recebeu, através do Prof. Antônio da Silveira Mendonça, a informação de que a coleção de livros do Prof. Salum seria colocada à venda e que a família daria prioridade a uma solução que preservasse a biblioteca na sua integridade.

No IEL avaliou-se o grande interesse da coleção. Esse interesse, entre outros fatores, explicava-se a partir da constituição do Departamento de Linguística da UNICAMP que, formado inicialmente por quatro ex-alunos do professor Salum, cresceu, vindo formar o IEL.

Outro fator foi o fato de já se encontrar na UNICAMP a coleção pessoal do Prof. Maurer Jr. e, os antigos alunos sabiam que as bibliotecas pessoais dos dois professores tinham sido construídas em paralelo, e com uma forte preocupação de complementaridade. Assim, poder juntar os dois acervos parecia, antes de tudo, uma maneira de resgatar a colaboração intelectual entre os dois colegas, e todo o paciente trabalho de seleção bibliográfica que eles haviam feito em parceria; além disso, viu-se nessa "reunificação" a chance de criar referências para o estudo da linguística histórico-comparativa numa universidade e num Instituto de Estudos da Linguagem.

Muitos impasses precisariam ainda ser superados para que os livros do Prof. Salum pudessem ser adquiridos pelo o IEL, como a inexistência de uma lista do material, por exemplo. Foi nesse momento que se atentou para o conjunto de caixas que ocupavam boa parte das salas térreas da casa do Prof. Salum, e que não continham livros, mas sim "papéis" pessoais.

Foi então que ocorreu a ideia de que aquele arquivo poderia constituir a justificativa para que o IEL investisse recursos na montagem de uma lista de livros para uma biblioteca particular. Foi precisamente essa a proposta que o IEL fez aos herdeiros do Prof. Salum, e essa proposta foi aceita.

A partir desse momento, em 1993, a elaboração da lista de livros foi elaborada e sua entrega aos herdeiros teve como contrapartida imediata a entrega ao IEL do arquivo de documentos, que passou assim a integrar o acervo do Centro de Documentação Cultural “Alexandre Eulalio”.

Quanto aos livros, esses, chegaram mais tarde, mediante um projeto enviado à FAPESP, do qual participaram, praticamente, todos os docentes do IEL.

Hoje, os 3062 livros com que foi contemplado o IEL-Unicamp, estão disponíveis para consulta em sua biblioteca; identifica-os um ex-libris desenhado pelo filho do Prof. Salum, Sr. Carlos Augusto, em que se representam alguns dos objetos que habitualmente acompanhavam o professor em suas aulas da USP e em suas incursões pelo interior do estado, motivadas pelos encontros do GEL: o guarda-chuva, o boné, e os óculos.

Procedência Doação feita pelos seus filhos, representados por Maria Elisabeth Leuba Salum, em 11 de agosto de 1993.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e Conteúdo O Fundo é constituído pela documentação pessoal do titular e por correspondências, textos, manuscritos, livros, poemas, traduções, que abrangem suas atividades como professor universitário, tradutor, escritor e religioso.

Das atividades administrativas exercidas na Universidade de São Paulo foram acumulados estatutos, regimentos, linguística românica e portuguesa, leis, decretos, portarias e regulamentos, memoriais.

Em suas atividades como docente há programas de cursos, trabalhos de alunos, planos de aulas, textos, provas, folhetos, tese, relatórios, pareceres, notas, artigos, periódicos, catálogos, apostilas.

Também exerceu atividades na Associação Cristã de Acadêmicos, Sociedade Publicadora da Revista Cristianismo e Igreja Cristã de São Paulo, tendo acumulado, estatutos, relatórios, atas, etc.

Participação em diversos encontros, seminários e congressos de linguística, tendo sido incentivador e fundador, em 1969, Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL).

Sistema de Arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de Acesso Consulta livre.
Condições Reprodução Consulte as normas gerais de reprodução de documentos do CEDAE.
Idioma do Material Predominantemente português, contendo documentos em inglês, francês, latim, grego, romeno, árabe, turco.
Instrumento de Pesquisa Catálogo do fundo.
Área de fontes relacionadas
Unidades de Descrição relacionadas Coleção Isaac Nicolau Salum no Instituto de Estudos Brasileiros -IEB/USP. Fundo GEL; Fundo ANPOLL; Fundo ALFAL e Projeto Norma Urbana Culta no CEDAE.

Galeria de Imagens




Copyright © 2013-2024 - CEDAE - Todos os Direitos Reservados.