Doação das professoras Márcia Abreu e Marisa Lajolo em 1990 e em 2015.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e Conteúdo
Entre os documentos destacam-se os relatórios síntese das DRE (Divisão Regional de Ensino), das delegacias de ensino e dos grupos de trabalho das escolas (professores, coordenadores e diretores) do estado de São Paulo; propostas de ensino e de reformulação do currículo mínimo de Letras, comentários, relatórios e subsídios para as mesmas, publicadas por diversas instituições governamentais e de ensino superior; questionários sobre leitura respondidos por professores da rede pública de ensino da região de Jacarezinho, PR; questionários do projeto “Retrato do Leitor em Branco e Preto” da FUNREI; cartas, bilhetes, livros, poemas, quadrinhos, cartazes, desenhos e histórias enviadas ao escritor Pedro Bandeira; tabelas, dados, estatísticas sobre alunado e vestibular no estado de São Paulo; artigos sobre ensino superior; transcrições de conferências dos professores Antônio Soares Amora, Antônio Cândido, Afrânio Coutinho, Cleonice Berardinelli e Guilherme Cesar; conjunto de livros, revistas e cartões-postais.
Sistema de Arranjo
Não organizado.
Área de condições de acesso e uso
Condições de Acesso
Consulta livre.
Condições Reprodução
Consulte as normas gerais de reprodução de documentos do Cedae.
Idioma do Material
Predominantemente português, constam documentos em francês, inglês e italiano.
Instrumento de Pesquisa
Listagem da coleção.
Área de fontes relacionadas
Notas
História Administrativa: O projeto Memória de Leitura (MLe) foi inicialmente apresentado como projeto individual pela Profa. Dra. Marisa Lajolo em 1992. Foi transformado em projeto integrado com o ingresso da Profa. Dra. Márcia Abreu, em 1994, e da Profa. Dra. Leila Mezan Algranti, em 1995. Desenvolvido junto ao Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, o MLe teve como objetivo o resgate, a construção e o registro de uma história da leitura enquanto prática social, do livro brasileiro e do português (ao lado de outros materiais impressos) enquanto materialidades em torno às quais tal prática se construiu e se desenvolveu no Brasil. Até 1996, a estrutura do projeto dividiu-se em seis vertentes temáticas: “Memória do Livro Escolar”, “Leitores nas Entrelinhas”, “Imagens de Leitura”, “Memória de Letras” (as pesquisas desenvolvidas no interior destas vertentes ficaram sob a responsabilidade da Profa. Dra. Marisa Lajolo), “Leituras Populares” (sob a responsabilidade da Profa. Dra. Márcia Abreu) e “Leituras de Devoção” (sob a responsabilidade da Profa. Dra. Leila Mezan Algranti). Esse primeiro mapeamento de áreas temáticas possibilitou a geração de ensaios, o levantamento e a sistematização de dados relativos à história da leitura, disponibilizados no “site” do MLe desde abril de 1997: www.unicamp.br/iel/memoria A partir de 1996, os pesquisadores trabalharam os vários campos e objetivos do projeto não mais sob a forma de diferentes vertentes isoladas, com o objetivo de entrecruzar os dados e textos levantados, de forma que a análise de cada tipo iluminasse as demais. A presença do projeto MLe na vida acadêmica manifesta-se através das várias teses, livros e artigos que ele gerou, e dos inúmeros cursos, palestras e comunicações feitas em congressos por docentes e discentes que dele participaram em diferentes graus.