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Área de identificação |
Código de Referência | BR UNICAMP IEL/CEDAE PIN |
Título | Projeto Integrado em Neurolinguística |
Data | 1984 - 1993 |
Nível de Descrição | Coleção |
Dimensão e Suporte | Fonográfico: 317 fitas de áudio (cassete) |
Área de contextualização |
Procedência | Doação da Profa. Dra. Maria Irma Hadler Coudry. |
Área de conteúdo e estrutura |
Âmbito e Conteúdo | Gravações em áudio de pacientes afásicos, em grupos ou individualmente, em atividade dialógica, discursiva e de dramatização. |
Incorporação | São aguardadas novas remessas. |
Sistema de Arranjo | Não organizado. |
Área de condições de acesso e uso |
Condições de Acesso | Consulta livre. |
Condições Reprodução | Consultar as normas gerais de reprodução de documentos do CEDAE. |
Idioma do Material | Português |
Instrumento de Pesquisa | Listagem em ordem cronológica das atividades gravadas em áudio, separadas por grupo e por paciente. |
Área de fontes relacionadas |
Notas | História Administrativa: O Projeto Integrado em Neurolinguística está em vigência desde 1992 e tem dois objetivos centrais: a elaboração de um Banco de Dados em Neurolinguística (BDN), a partir da transcrição de dados registrados em áudio, de 1990 a 1996, e em vídeo, a partir de 2001, do Centro de Convivência de Afásicos (CCA). Este banco é organizado por um sistema de busca abrangente, de modo que várias frentes de pesquisa possam se estabelecer. O segundo objetivo deste projeto diz respeito à formulação de princípios e versões protocolares discursivamente informados a constarem na avaliação de patologias da linguagem que podem afetar sujeitos-falantes que partilham uma mesma língua e cultura. Por isso, neste projeto investigam-se as possibilidades de relações implicadas nos diversos processos de significação em funcionamento: da semiose verbal com a não verbal e de aspectos linguístico-cognitivos com as diversas referências sócio-culturais. Considera-se que tanto a formulação de um banco de dados, derivado de dados obtidos em uma perspectiva discursiva, quanto mecanismos e processos (neuro)linguísticos envolvidos no conhecimento das dificuldades e possibilidades de reorganização do estado cognitivo geral do sujeito afásico, possam interessar a diferentes investigações acerca do funcionamento da linguagem e de relações entre o normal e o patológico. Diferentemente da tradição de se avaliar a linguagem no contexto patológico a partir de atividades essencialmente metalinguísticas, descontextualizadas e assentadas na variedade culta (escrita) e normativa do português, este projeto coloca sob bases discursivas o processo de natureza heurística de avaliação da linguagem, o que quer dizer avaliar o funcionamento da linguagem em meio a práticas discursivas que fazem sentido aos sujeitos falantes em questão, considerando, pois, as variedades vernaculares do português brasileiro e as diferentes configurações textuais em que podem se apresentar. Fontes: Currículo Lattes da Profa. Dra. Maria Irma Hadler Coudry e material sobre o projeto no site da CNPq. Disponível em: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0079801CJCPEHZ. Acesso em: 29.08.2013. |