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CEDAE Alexandre Eulalio




Fundo

ABÍLIO PEREIRA DE ALMEIDA

Área de identificação
Código de Referência BR UNICAMP IEL/CEDAE APA
Título Abílio Pereira de Almeida
Data 1875 - 1977 (Predominantemente décadas de 30, 40 e 50 do séc. XX)
Nível de Descrição Fundo
Dimensão e Suporte Textuais: 2.946 manuscritos/datiloscritos e 726 impressos; Iconográficos: 1.235 fotografias, 31 cartões-postais, 5 cartazes, 1 mapa e 7 plantas; Fonográfico: 1 fita cassete.
Área de contextualização
Nome do Produtor ALMEIDA, Abílio Pereira de
História Administrativa/Biografia

Abílio Pereira de Almeida nasceu em 26 de fevereiro de 1906, na cidade de São Paulo, filho de Olegário Pereira de Almeida e de Maria de C. Pereira de Almeida.

Realizou seus primeiros estudos na cidade natal - Colégio Stafford, Escola Modelo Caetano de Campos e Colégio São Luiz - e, em 1925, ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Interrompe o curso dois anos depois devido ao seu alistamento voluntário no 2º Batalhão do 5º Regimento de Infantaria.

Em 1928, ingressou na Escola de Aviação Militar, diplomando-se como sargento aviador da aeronáutica um ano depois. Retomou, então, seus estudos e se diplomou em direito em 1932.

Casou-se em 25 de janeiro de 1933, com Lúcia Gama Wright, com quem teve dois filhos.

Dois anos depois de formado, tornou-se catedrático de Prática Jurídico-Administrativa da Escola de Comércio Álvares Penteado e publica “Práticas Jurídico Comercial”, livro que escreveu junto com José de Queiroz Mattoso. Fundou, no ano seguinte, com dois outros professores, a “Revista Judiciária de São Paulo”, periódico editado até fevereiro de 1939. Assumiu o cargo de juiz do Tribunal de Impostos e Taxas entre 1938 e 1939.

No início da década seguinte, ingressou no Grupo de Teatro Experimental de São Paulo (GTE), fundado por Alfredo Mesquita em 1943. Em 1946, escreveu sua primeira peça, “Pif-Paf”, que foi levada a público, pelo GTE, no Teatro Municipal de São Paulo, sob sua direção e também com uma participação sua como ator.

Dois anos depois, tomou parte na fundação do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), que foi inaugurado com a apresentação de sua segunda peça: “A Mulher do Próximo”. Abílio a dirigiu e também atuou. Essa peça também foi apresentada na inauguração, em 1949, do Teatro Copacabana no Rio de Janeiro. Além de dramaturgo, foi também diretor artístico do TBC (1957), onde permaneceu por cerca de dez anos como primeiro secretário. Diversas outras peças de sua autoria foram montadas no TBC: “Paiol Velho” (1950), “Santa Marta Fabril S.A.” (1955), “Rua São Luís 27, 8º" (1957) e “A dama de copas” (1958).

Fora do TBC, Abílio montou, entre outras, as seguintes peças: “Moral em Concordata” (1956), “O Comício” (1957) e “Dona Violante Miranda” (1958).

Participou da criação da Companhia Cinematográfica Vera Cruz (1949), onde desenvolveu trabalhos como ator, diretor e produtor. Como ator, participou, em 1950, da primeira produção da Vera Cruz, “Caiçara”, filme dirigido por Adolfo Celi. No ano seguinte, foi encarregado da adaptação de sua peça “Paiol Velho” para o cinema, o que se transformaria no próximo filme da companhia, “Terra é Sempre Terra”, sob a direção de Tom Payne. Em 1952, dirigiu e atuou no filme “Ângela” e redigiu o roteiro da comédia “Sai da Frente”, primeiro filme do comediante Mazzaropi no cinema. Nos dois próximos anos, ainda com Mazzaropi, dirigiu “Nadando em Dinheiro” (1953) e “Candinho” (1954).

Estruturou, em 1955, a Cinematográfica Brasil Filme Ltda., empresa na qual foi diretor durante quatro anos. A Brasil Filme realizou oito filmes, entre os quais “Ravina”, de Rubem Biáfora, “Rebelião em Vila Rica”, dos irmãos Santos Pereira, e “Estranho Encontro”, de Walter Hugo Khouri.

No mesmo ano Abílio foi eleito presidente da Associação Profissional da Indústria Cinematográfica de São Paulo (APICESP).

Com o intuito de ajudar na coprodução franco-brasileira “Copacabana Palace” (1962), fundou o Consórcio Paulista.

Foi também membro da Comissão Estadual de Cinema e empresário no ramo do teatro, do cinema, da indústria e do setor imobiliário, além de produtor rural. Foi também roteirista e argumentista de televisão, escrevendo vários programas como, por exemplo, "Ritinha Salário Mínimo".

No início dos anos 70, foi colunista nos jornais "Última Hora" e "Aqui São Paulo".

Escreveu o livro "Contos Maiores e Menores à Moda Paulista", ainda inédito.

Faleceu em 11 de maio de 1977, no município de São Paulo.

História Arquivística

O fundo foi incorporado ao CEDAE através de várias remessas. Os contatos iniciais com a família do titular e os acertos da doação foram feitos pelo professor do Departamento de Teoria Literária do IEL, Antonio Arnoni Prado que, estando a orientar uma tese de mestrado sobre o dramaturgo, solicitou a Sociedade Brasileira de Direitos Teatrais (SBAT) informações sobre a localização de algumas das peças de Abílio.

A SBAT, por sua vez, encaminhou a carta do professor a Maria Luísa Pereira de Almeida, filha de APA, que prontamente lhe telefonou colocando à disposição o material por ela guardado. O professor Arnoni sugeriu a doação do mesmo ao CEDAE, a fim de que fosse preservado e devidamente divulgado.

Foi então incorporada a primeira remessa do fundo através de carta de doação assinada pelos herdeiros em 09 de outubro de 1990. O restante da documentação foi doado em sucessivas remessas a partir de setembro de 2003, sendo formalizada a incorporação em cerimônia realizada no IEL em 10 de março de 2004.

Procedência Doação feita pelos filhos Maria Luísa Pereira de Almeida Leite Ribeiro e Antônio Pádua Pereira de Almeida, em 09 de outubro de 1990, em setembro de 2003, em junho de 2006.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e Conteúdo A documentação é resultante das atividades desempenhadas por Abílio Pereira de Almeida ao longo de sua vida, especialmente de suas atividades como ator, autor, diretor e produtor de teatro, cinema e televisão. Inclui ainda, documentação resultante de suas atividades como empresário, advogado, escritor e aquelas geradas no âmbito de sua vida privada. Destacam-se os originais de peças teatrais de sua autoria, adaptações e roteiros cinematográficos, uma vasta correspondência e fotografias, especialmente ligadas ao teatro e ao cinema, bem como sobre a sua atuação como militar da aviação do Exército Brasileiro e sua participação nas Revoluções Paulistas de 1930 e 1932.
Sistema de Arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de Acesso Consulta livre
Condições Reprodução Consulte as normas gerais de reprodução de documentos do CEDAE.
Idioma do Material Predominantemente português, contendo documentos em espanhol, italiano e francês.
Instrumento de Pesquisa Planilhas de descrição do fundo Abílio Pereira de Almeida.
Área de fontes relacionadas
Unidades de Descrição relacionadas Fundo Alfredo Mesquita localizado no Arquivo Público do Estado de São Paulo; Sociedade Brasileira de Autores Teatrais.

Galeria de Imagens




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