Textuais: 826 manuscritos/datiloscritos e 82 impressos; Iconográficos: 63 fotografias, 7 negativos, 3 cartazes; Audiovisual: 7 fitas de vídeo; Fonográficos: 792 fitas de áudio (rolo e cassete), 2 CDs; Tridimensionais: 3 objetos.
Área de contextualização
Nome do Produtor
Jorge Marques de Vasconcellos e Claudiney José Ferreira
História Administrativa/Biografia
O Programa “Certas Palavras” foi concebido em 1980, por iniciativa dos jornalistas Claudiney José Ferreira e Jorge Marques de Vasconcellos, e foi concretizado na forma de um programa veiculado em rádio e que versava sobre livros e ideias.
O programa, que contava com uma produção independente, foi ao ar pela primeira vez em 21 de fevereiro de 1981, veiculado pela rádio Gazeta AM de São Paulo. Três meses após sua estreia recebeu premiação da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e, nesse mesmo ano, o prêmio Jabuti. Recebeu o prêmio da APCA ainda outras quatro vezes (1982, 1989, 1991 e 1995) e o prêmio Jabuti outras duas (1982 e 1988). Em Julho de 1982 passou a ser veiculado pela rádio Excelsior de São Paulo, permanecendo no ar até 1983. Voltou ao ar cinco anos depois (1988), agora pela rádio Eldorado AM. A emissora passou por uma reformulação e passou a se chamar Nova Eldorado AM. Durante este intervalo de existência do programa, Jorge Marques de Vasconcellos dirigiu, entre 1985 e 1987, um programa da rádio Cultura AM de São Paulo, inicialmente chamado “De Letras” e posteriormente teve seu nome alterado para “De Letras e Artes”, nesse programa, ele procurou alcançar os mesmos objetivos do “Certas Palavras”. Em março de 1991, o programa “Certas Palavras”, que havia permanecido dois anos e meio no ar pela Nova Eldorado AM, foi novamente cancelado. Porém, em julho deste mesmo ano voltou a ser transmitido pela Excelsior AM, emissora que poucos meses depois fez parte do núcleo formador da Rede CBN Brasil.
Há no acervo gravações do programa Certas Palavras realizadas até abril de 1996. O programa constitui-se fundamentalmente de entrevistas ou de perfis, de um escritor ou personalidade possuidor de alguma relação com o ambiente cultural nacional, além de debates, coberturas jornalísticas de eventos do mercado editorial, e eventuais entrevistas com autores estrangeiros. O programa ainda estabeleceu intercâmbios culturais com a veiculação de produções radiofônicas e estrangeiras, como os programas “Livros e Autores”, produzido pelo Serviço Brasileiro da Rádio BBC de Londres; “Prisma Cultural” e “Berlim com olhos sul-americanos”, ambos produzidos pela Rádio alemã “Deutsche Welle” e, “Meridiano Zero”, produzido pelo Ministério Britânico das Relações Exteriores.
História Arquivística
Após a incorporação ocorrida em maio de 1993, foram recebidas duas novas remessa de fitas cassetes, uma em 31 de março de 1995 e outra em 1 de julho de 1999.
Procedência
Doação de Jorge Marques de Vasconcellos e Claudiney José Ferreira em maio de 1993.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e Conteúdo
O Fundo é constituído de entrevistas em áudio com escritores, incorporando as mais diversas modalidades, ficcionais ou não, da palavra, mercado editorial, futebol, tradução, música, história, política, medicina, jornalismo, economia, direito, artes visuais, teatro, rádio no Brasil, cultura brasileira, educação, cinema.
O Programa Certas Palavras foi criado em 1981 pelos jornalistas Claudiney José Ferreira e Jorge Marques de Vasconcellos, e desde suas origens define-se como “um programa de livros e ideias”. Dedicado à informação, ao debate e à crítica de livros, o objetivo de seus idealizadores sempre foi realizar um projeto voltado ao mercado editorial, e não meramente um programa literário; o Certas Palavras compõe-se, então, de “literaturas”, incorporando as mais diversas modalidades, ficcionais ou não, da palavra escrita, além de abordar questões pertinentes à estrutura e à conjuntura do mercado editorial brasileiro. Pode-se dizer que o programa volta atenções para qualquer assunto ou ideia impressa em livro: literatura, economia, poesia, astronomia, astrologia, história, política, sociologia, medicina, geografia, antropologia, direito, tradução, editoração, jornalismo, filosofia, teatro, música, futebol...
Além das fitas, o acervo também compreende documentação relativa à história do programa (correspondências, fotografias, documentação financeira, recortes de jornais, vídeos, roteiros, projetos etc.).