Ops, detectamos que seu navegador está com o Javascript desabilitado!
Informamos que nosso website possui recursos que utilizam a tecnologia javascript para que você tenha uma ótima experiência e navegação.

Por favor, ative seu javascript antes de continuar sua navegação.

Mapa do Site

CEDAE Alexandre Eulalio
Quarta, 05 de outubro de 2022

Exposio: Na Semana que Vem

No dia 29 de setembro, ocorreu a abertura da exposição “Na Semana que Vem”, em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922.  A efeméride deu ensejo a várias comemorações Brasil afora e é nesse espírito que a exposição “Na Semana que Vem” é proposta. É necessário jogar luz sobre o vasto material documental guardado no Centro de Documentação Cultural “Alexandre Eulalio” (CEDAE). Um acervo tão rico e variado que abre possibilidade para ser explorado de diversas maneiras. Nessa multiplicidade de documentos, encontramos vozes e diálogos dos mais importantes artistas, mecenas e entusiastas do Modernismo brasileiro, como Oswald de Andrade, Maria de Lourdes Castro (a famosa Miss Cyclone, Dayse, Miss Lohe...), o desenhista Ignácio da Costa Ferreira, o Ferrignac (Ventania e Jeroly), Guilherme de Almeida, Menotti del Picchia, Monteiro Lobato, Ronald de Carvalho, Tácito de Almeida, Graça Aranha, Mário de Andrade, Victor Brecheret, Sérgio Milliet, Ribeiro Couto, Álvaro Moreyra, Di Cavalcante, Renato Almeida, Rubens Borba de Moraes, Apolônio Hilst, Anita Malfatti, Paulo Prado, Tarsila do Amaral, Flávio de Carvalho, Paul Rivet, Magdalena Tagliaferro, Gregory Warchavsky, Geraldo Ferraz. A lista é longa.

Assim como a Semana de Arte Moderna de 1922 é vista como um espetáculo, uma performance em contínuo movimento de transformações e acomodamentos, a exposição busca realçar essa performance em curso por meio dos diálogos travados nesses Fundos e Coleções.

A exposição tem a curadoria de João Fábio Bittencourt, Patrícia Cano Saad Roberta de Moura Botelho e expografia de Carlos Alberto Rocha.

 

PROGRAMAÇÃO

Abertura: Mesa Redonda com a presença do Prof. Dr. Jefferson Cano, diretor do IEL; Prof.ª Lívia Oushiro, coordenadora do CEDAE; João Fábio Bittencourt, pesquisador e curador da exposição.

Apresentação Musical: “Canções para Tempos Estranhos", de autoria do Prof. Emílio Gozze Pagotto.

 

____________________________________________________________________________________

Visitação: 29 de setembro a 14 de outubro de 2022, segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.

Local: Centro Cultural do IEL

Evento gratuito

 

Copyright © 2013-2022 - CEDAE - Todos os Direitos Reservados.