Domingo, 18 de abril de 2021

Dia Nacional do Livro Infantil como homenagem a Monteiro Lobato

Neste domingo, 18 de abril, celebra-se o Dia Nacional do Livro Infantil. Essa data foi escolhida também como uma forma de homenagear o escritor Monteiro Lobato, que nasceu nesse mesmo dia, em 1882, e é considerado por muitos como pioneiro da literatura infantil brasileira.

Apesar de não escrever apenas livros infantis, escrever para crianças foi o que lhe conferiu fama nacional e, até mesmo, internacional. Sua obra de maior destaque foi e continua sendo a série O Sítio do Picapau Amarelo que ganhou ainda mais notoriedade após ter sido adaptada para a televisão. As obras fantásticas ganham o público infantil e o acompanha até a fase adulta ao unir personagens já tão lembrados, como a tagarela boneca de pano Emília e a querida Tia Nastácia, a elementos da história e do folclore brasileiro.

A primeira edição do livro que deu origem à série, A Menina do Narizinho Arrebitado, posteriormente renomeado como Reinações de Narizinho, completou 100 anos desde seu lançamento em dezembro do ano passado e toda a obra produzida por Lobato está em domínio público desde 2019. O acervo do escritor encontra-se sob a guarda do Centro de Documentação Cultural Alexandre Eulalio desde o ano de 2000. Confira mais sobre o fundo clicando aqui.