Quarta, 12 de junho de 2013

Incorporação do fundo Haquira Osakabe

Parte do espólio documental do professor Haquira Osakabe, docente do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), falecido em 2008, foi doada ao CEDAE por seus familiares.

O fundo, que leva o nome do ex-professor, é composto de documentos, livros, ensaios, fotografias e recortes de jornal e, ficará sob a guarda do CEDAE, para consulta pública.

A irmã do professor Haquira, Terezinha Tizu Osakabe, assinou o termo de doação. “Em nome da nossa família quero agradecer essa homenagem maravilhosa da Unicamp, que recebeu calorosamente este acervo”, disse emocionada, ao lado da sua também irmã Cristina.

A solenidade de doação, que foi acompanhada pela comunidade universitária, especialmente pelos ex-alunos do Professor, ocorreu simultaneamente ao lançamento de duas obras, publicadas após seu falecimento: Entre Almas e Estrelas e Resposta à Decadência, ambas publicadas pela editora Iluminuras.