Quarta, 12 de fevereiro de 2014

Exposição no Centro Universitário Maria Antonia traz documentos do fundo Oswald de Andrade

O Centro Universitário Maria Antonia expõe "O país da desmedida: Camus no Brasil", como parte das comemorações do centenário do escritor.

A mostra, que tem a curadoria de Ana Cândida de Avelar e Lara Rivetti, reúne material coletado sobre a passagem de Albert Camus por algumas cidades do Brasil, em 1949. Dentre os materiais que compõem a exposição, podem-se destacar os relatos de intelectuais brasileiros – entre eles Manuel Bandeira, Otto Lara Resende, Otto Maria Carpeaux e Érico Veríssimo – sobre a viagem do escritor ao país. Há, também, uma seleção de fotografias de Camus durante sua estada entre nós, como a que ele aparece no Cristo Redentor, ou uma outra, onde se vê Camus jantando ao lado da arquiteta Lina Bo Bardi. Além das fotografias, há dedicatórias em livros (feitas por Camus a vários colegas brasileiros, como Oswald de Andrade e Murilo Mendes) e depoimentos recentes sobre os reflexos dessa viagem na obra do escritor, que, a partir das anotações de seus diários, escreveu a narrativa A pedra que cresce.

Até 23 de fevereiro.

De terça a sexta, 10 às 21h