Terça, 14 de julho de 2015Conservação de documentos de Flávio de Carvalho
Parte da documentação que integra o fundo Flávio de Carvalho é caracterizada pela hemeroteca constituída pelo artista.
Composta por um grande volume de artigos e de reportagens relacionadas à atuação de Carvalho, os recortes registram a participação de Flávio na imprensa, seja como autor, personagem ou leitor.
Entre esses recortes destacam-se os que compõem quatro álbuns confeccionados por Flávio de Carvalho e que estão sendo conservados pelo CEDAE.
São eles: “Álbum – vol. 1”, que traz recortes de 1926 a 1933; “Álbum – vol. 2 – CAM”, com recortes a respeito do funcionamento do Clube dos Artistas Modernos, entre 1932 e 1934; “Álbum – vol. 3”, com material circunscrito aos anos de 1932 a 1948 e o “Álbum – vol. 4”, com recortes que vão de 1946 a 1954.
Apresentando folhas acidificadas e, consequentemente, quebradiças, anotações com diversos pigmentos, rasgos e perda de suporte, recortes amassados, rasgados e com vincos/dobras, o “Álbum – vol. 1” ainda trazia problemas de encadernação, com perda de suporte da lombada, rompimento de revestimento na capa e contracapa, além de rompimento de costura dos cadernos e presença de fitas adesivas.
Diante deste estado de conservação, o tratamento iniciou-se com a higienização mecânica, seguindo com intervenções conservativas, tais como: reforço em vincos e bordas dos recortes e das páginas do álbum e reparos em pequenos rasgos.
No que se refere à encadernação, após o desmonte dos cadernos e elaboração de carcelas, foi feita uma nova costura e, para proteger a lombada, foi confeccionado um falso lombo. A capa também foi reforçada ao longo da lombada e nas cantoneiras.
A recuperação dos álbuns está sob a responsabilidade da conservadora Maria Valéria Barbosa, que conta com o auxílio da estagiária Beatriz Moralez Ceglys, aluna do curso de Estudos Literários do IEL. |
|
|