Ops, detectamos que seu navegador está com o Javascript desabilitado!
Informamos que nosso website possui recursos que utilizam a tecnologia javascript para que você tenha uma ótima experiência e navegação.

Por favor, ative seu javascript antes de continuar sua navegação.

Mapa do Site

CEDAE Alexandre Eulalio




Fundo

NÉSTOR PERLONGHER

Área de identificação
Código de Referência BR UNICAMP IEL/CEDAE NP
Título Néstor Perlongher
Data 1945 - 1998
Nível de Descrição Fundo
Dimensão e Suporte Textuais: 947 manuscritos/datiloscritos e 108 impressos
Área de contextualização
Nome do Produtor PERLONGHER, Néstor Osvaldo.
História Administrativa/Biografia

Néstor Osvaldo Perlongher nasceu em 24 de dezembro de 1949, em Buenos Aires, estudou na escola primária de Avellaneda, Buenos Aires (de 1956 até 1963), escola secundária Nacional de Comércio nº 1 de Avellaneda, Buenos Aires (de 1964 até 1967). Entra para a Universidade de Buenos Aires em 1968, licenciando-se em sociologia em 1975. Durante este período foi jornalista colaborador da Editorial Atlântida de Buenos Aires (1971) e em 1973 encabeçou a coluna de frente de libertação homossexual, que horas depois, desembocou no massacre de Ezeiza. Em 1974 foi secretário de redação e correspondência da Confederacion General Econômica de la Republica Argentina, também de Buenos Aires, cargo que ocupou até 1976.

No ano em que concluiu o ensino superior (1975) publicou “Evita Vive”, seu trabalho ficcional mais conhecido. Entre suas publicações, destacam-se: “AUSTRIA-HUNGRIA” (Poemas, 1980), “La Família Abandónica y sus Consecuencias”, este com a colaboração de Sérgio Perez Alvarez e Ramon Sal Llarguez , “Un nuevo Verso Argentino” (1982), “ALAMBRES” (poemas, 1987); “Hule” (1989) e “Parque Lezama” (1990). Recebeu em 1987 o Prêmio Boris Vian de Literatura, na Argentina, por sua obra poética e ficcional.

Em 1982, ingressa no curso para a obtenção do grau de mestre em antropologia social pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, tendo como orientadora a Prof.ª. Drª. Mariza Corrêa. Em 1983 é publicada nos Estados Unidos uma tradução, em inglês, de seu primeiro livro, agora intitulado “Evita Lives, in My Deep Dark Pain is Love”. Defende tese em 1984 com o título: “O negócio do Miche: Prostituição Viril em São Paulo”, publicado depois na forma de livro.

Depois da conclusão de seu curso de mestrado, assume o cargo de professor no Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Publica ainda inúmeros trabalhos técnicos e de esclarecimento baseados em seus estudos, como “O que é AIDS?” (1987) e “El Fantasma Del Sida” (1988). Faleceu na cidade de São Paulo, no dia 26 de novembro de 1992.

História Arquivística

O titular deixou seu acervo aos cuidados de Jorge Schwartz que formalizou a doação ao CEDAE condicionada à sua organização. Sendo assim foi contratada uma estagiária através de uma bolsa (Fapesp e posteriormente Faep) que organizou o fundo no período entre janeiro e julho de 2000. No ano de 2010 foram incorporados ao acervo de NP novos documentos. A partir de então, organizou-se um novo quadro de arranjo para o fundo e, por fim, foram inseridos todos os documentos no sistema Pesquisarqh.

Procedência Doação de Jorge Schwartz em 1999 e em 2010 (2ª remessa). A certidão de óbito foi incorporada ao fundo em novembro de 2014.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e Conteúdo O fundo é constituído de originais manuscritos e datiloscritos, abarcando a produção intelectual do titular e de terceiros, bem como a correspondência, cadernetas de anotações e impressos referentes às atividades do titular como escritor, professor e à sua vida pessoal. Inclui ainda documentos sobre sua atividade como militante do Movimento Homossexual.
Sistema de Arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de Acesso Consulta livre, exceto documentos com restrição de acesso na série Correspondência, subsérie Ativa.
Condições Reprodução Consulte as normas gerais de reprodução de documentos do CEDAE.
Idioma do Material Predominantemente espanhol e português, contendo também documentos em francês e inglês.
Instrumento de Pesquisa Inventário do fundo Néstor Perlongher. Disponível somente em versão eletrônica.
Área de fontes relacionadas

Galeria de Imagens




Copyright © 2013-2024 - CEDAE - Todos os Direitos Reservados.