Ops, detectamos que seu navegador está com o Javascript desabilitado!
Informamos que nosso website possui recursos que utilizam a tecnologia javascript para que você tenha uma ótima experiência e navegação.

Por favor, ative seu javascript antes de continuar sua navegação.

Mapa do Site

CEDAE Alexandre Eulalio

Fundo

AÍDA COSTA

Área de identificação
Código de Referência BR UNICAMP IEL/CEDAE AC
Título Aída Costa
Data 1920 - 1995
Nível de Descrição Fundo
Dimensão e Suporte Ca de 1,30 metros lineares (9 caixas –arquivo)
Área de contextualização
Nome do Produtor COSTA, Aída
História Administrativa/Biografia

Aída Costa nasceu em 09/03/1911 na cidade de Capivari - SP. Filha de Aurea Guerra Costa e Fernando Costa.

Fez o curso Secundário no Colégio Universitário, anexo à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, no período entre 1939 e 1940.

Concluiu o bacharelado em Letras Clássicas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, no ano de 1943, e licenciou-se pela mesma faculdade em 1944. Nos anos de 1947 e 1948 especializou-se nas cadeiras de Língua e Literatura Latina, Filologia Portuguesa e Filologia Românica.

Em 1942 apresenta a tese “Guerra Junqueiro” à cadeira de Literatura Portuguesa , regida pelo Prof. Dr. Marques da Cruz, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo.

Em 1943 apresenta ao concurso “Temas Brasileiro”, instituído pelo Gremio da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, a tese de Filologia portuguesa “A Língua portuguesa no Brasil: as tendências do Romantismo”.

Em 1958 apresenta a tese Influências helênicas no teatro de Plauto: a "Aulularia", em concurso de Literatura Latina da Faculdade de Filosofia da Universidade de Minas Gerais.

Foi professora do Ginásio Normal de 1934 a 1944. Foi professora de Latim do Colégio Paulistano de 1944 a 1948. Foi professora de Latim do Colégio Estadual Presidente Roosevelt da Capital, entre os anos de 1948 e 1955.

Em 1948 foi contratada para prestar Serviços Técnicos junto à cadeira de "Didática Geral e Especial" da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, tendo o contrato renovado nos anos seguintes quando, no ano de 1952, foi contratada como Auxiliar de Ensino, cargo na qual ficou até 1957, quando ao assumir cargo de Assistente passou a substituir o Prof. Armando Tonioli na cadeira de Língua e Literatura Latina. Nesse meio, em 1953, foi professora de Português na Faculdade de Filosofia da Universidade Mackenzie.

Em 1960, tornou-se Professora Colaboradora junto à cadeira de "Língua e Literatura Latina" da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, ao mesmo tempo que acumulava o cargo de Professora Catedrática Efetiva da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade de Minas Gerais ( o concurso para a cátedra foi realizado em 1956).

Tornou-se, na Universidade de São Paulo, em 1970, professora titular de Língua e Literatura Latina da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas onde ensinava sintaxe da Língua Latina nos curso de Graduação em Letras Clássicas e Vernáculas. Lecionava também no segundo grau onde recebia os licenciados para que aprendessem como lecionar Latim.

Publicou, entre outros: Elementos Populares em Catulo. São Paulo: Cruzeiro do Sul, 1952; Série Didática do Brasil. São Paulo: Editora do Brasil, 1956; Temas Clássicos. São Paulo: Cultrix, 1978.

Faleceu no dia 12 de setembro de 1996.

História Arquivística

Após o falecimento da titular, o fundo é doado à Universidade de São Paulo por familiares. Após seleção, a documentação foi encaminhada pela USP para a Biblioteca do IEL por intermédio do professor Wanderley Geraldi. A biblioteca da professora foi então incorporada ao acervo da Biblioteca do IEL e o restante da documentação foi encaminhada ao CEDAE.

Procedência Doação do Professor Antônio Da Silveira Mendonça em meados de 1998.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e Conteúdo O fundo é composto por publicações didáticas de ensino de português e latim cadernetas, agendas e materiais referentes a atividade de docência da titular do fundo, como anotações de aulas, fichamentos de livros, bibliografias e programas de cursos, textos didáticos, relatórios de estágio, apostilas e métodos de ensino de línguas, recortes de jornais e outros.
Sistema de Arranjo Não Organizado.
Área de condições de acesso e uso
Condições de Acesso Consulta limitada. Entre em contato com o Setor de Atendimento do Cedae.
Condições Reprodução Consulte as normas gerais de reprodução de documentos do CEDAE.
Idioma do Material Português e Latim.
Área de fontes relacionadas
Unidades de Descrição relacionadas Biblioteca do Instituto de Estudos da Linguagem, Coleções Especiais.

Galeria de Imagens




Copyright © 2013-2024 - CEDAE - Todos os Direitos Reservados.