Iconográficos: 742 matrizes de xilogravura, 03 baixos-relevos em madeira e 01 pintura sobre madeira; Objetos: 500 cerâmicas.
Área de contextualização
História Arquivística
Os documentos encontravam-se no ateliê do artista antes da transferência para o CEDAE. A doação foi intermediada pela Prof.ª Dra. Vera Chalmers e Sra. Ruth Sprung.
Procedência
Doação de Jacob Rissin em 2005.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e Conteúdo
A coleção é composta por peças escultóricas em cerâmica, matrizes xilográficas, clichês tipográficos, baixo-relevo e pintura sobre madeira. As obras apresentam temática diversa. É frequente, no entanto, retratos da vida cotidiana e de personagens da cultura regional, como Lampião e Padre Cícero. É significativa ainda a presença de matrizes que retratam manifestações da cultura popular, como a festa junina e o frevo, além da temática religiosa, especificamente o Cristianismo.
Sistema de Arranjo
As matrizes xilográficas, baixos-relevos e pintura foram numeradas sequencialmente e as esculturas em cerâmica ainda não foram organizadas.
Área de condições de acesso e uso
Condições de Acesso
Consulta livre.
Condições Reprodução
Consulte as normas gerais de reprodução de documentos do CEDAE.
Idioma do Material
Português.
Instrumento de Pesquisa
Ficha de identificação de Documentos da Coleção Jacob Rissin, 2022.
Área de fontes relacionadas
Unidades de Descrição relacionadas
Coleção Literatura de Cordel / CEDAE
Notas
Biografia do doador: Jacob Kopel Rissin nasceu em Recife, Pernambuco, no ano de 1929. Filho de Maurício Rissin e Elisa Rissin. Foi desenhista, cenógrafo, gravador e escultor. O artista tem trabalhos em diversas coleções particulares no Brasil e exterior, inclusive em museus como o do Palácio da Alvorada em Brasília, Museu de Belas Artes do Chile, Museu de Skopje na Iugoslávia, Museu de Arte Moderna do Vaticano, entre outros. Falece em 20 de junho de 2019, aos 89 anos de idade. Fontes de pesquisa sobre o doador: Chevra Kadisha - Associação Cemitério Israelita de São Paulo. Histórico de óbitos junho de 2019. Disponível em: https://www.chevrakadisha.org.br/preserve/historico-de-obitos/2019/6#. Acesso em: 20 jun. 2024. JACOB Kopel Rissin. Lenach - Artes, Antiguidades e Décor. S.l.d. Disponível em: https://www.lenach.com.br/rissin-jacob-kopel-quadro-arte-bumba-meu-boi Acesso em: 09 jan. 2023. Fontes de pesquisa sobre os dados biográficos dos artistas presentes na coleção: A XILOGRAVURA popular: xilógrafos e poetas de cordel. [São Paulo, SP]: Museu da República, 2019. DINNEEN, Mark. Brazilian woodcut prints. London; New York, NY: Kegan Paul: Columbia University Press [distributor], 2001 FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA. Xilógrafos nordestinos. Rio de Janeiro, RJ: A Fundação, 1977. XILOGRAVURA: do cordel a galeria: 16 de agosto a 11 de setembro de 1994, Metro. Coautoria de Maria Fernanda Freire Luis. São Paulo, SP: MASP, 1994. VERGNANO, Solange de Souza. Um painel imagético da xilogravura no Brasil: A panel of woodcut in Brazil imagery. 2016. Tese - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1631809. Acesso em: 09 jan. 2023. Os 4.500 folhetos de cordéis doados pelo titular foram incorporados à Coleção Literatura de Cordel (LC) do CEDAE.