material que integra esta exposição é oriundo do Fundo Alexandre Eulalio, pertencente ao Cedae. No seu número e qualidade, a mostra é apenas indicativa da rica coleção reunida pelo fundador deste centro de documentação na sua vida exemplar de pesquisador e interessado nos temas do século XIX brasileiro.
     Alexandre Eulalio (1932-1988) foi monarquista mais por gosto estético do que por motivações políticas. Escreveu vários ensaios sobre o II Império, notáveis pela erudição e cativantes na sinceridade de seu fascínio pela figura de D. Pedro II. Seu conhecimento do período era enciclopédico, e foi responsável pela edição e publicação de várias obras essenciais à compreensão desta época. Foi ainda curador de importantes exposições voltadas para o interesse da arte acadêmica nacional.
     Planejava dois trabalhos de maior vulto: uma história da reação monarquista à República, na qual descreveria com fôlego a ação, após 1889, de Joaquim Nabuco, do Visconde de Taunay e de Eduardo Prado, e uma biografia de D. Luiz, filho da Princesa Isabel e herdeiro presuntivo do trono brasileiro.
     Para este fim empenhava-se na reunião de vasta documentação e abundante iconografia, quando veio a falecer em 2 de junho de 1988.
     Parte significativa deste material permanece até hoje inédita.


Avança